Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aggro? What Aggro?

Por Gustavo Jorge

@Gustavo_Henriq
 
Infelizmente para os adoradors do estilo aggro, o Standard não tem UM deck aggro que mostre bons resultados continuamente. Como base, pegarei o GP Barcelona 2011.  Não há nenhum deck aggro no top 8. 

Veja o top 8 aqui (http://magic.tcgplayer.com/db/deck_search_result.asp?Location=2011%20GP%20Barcelona)

Temos dois Ub Control, Caw blade com splash para B, Valakut Ramp e RUG Control. Onde estão os aggros? Muito abaixo, realmente muito abaixo. No ambiente temos os aggros inconstantes WW Quest, Kuldotha Red e GW Quest que é um pocu melhor do que a versão mono white. Temos os aggros constantes, ou consistentes caso você prefira, que são Vampires, que consegue aguentar muitos controls devido a Kalastria Highborn e Bloodghast, Mono Red, memo aparecendo pouquíssimas vezes no atual formato e...só? Realmente apenas isso. 

Não há White Weenie forte no ambiente. Mesmo com uma das melhores criaturas do T2 ser branca; Mirran Crusader. Não há consistência como havia com Elspeth, Knight Errant, Figure of Destiny e Ranger of Eos. Você sempre irá atrás das swords buscadas pela sensacional Stoneforge Mystic e atacrá com apenas uma pequena criatura fortalecida pelo equipamento. O WW está tão inviável que a versão Mono White que aparece no ambiente é control. Essa versão abusa de criaturas que desencadeiam habilidades quando entram em jogo, por exemplo: Pilgrim's Eye, Stoneforge Mystic, Kor Skyfisher e Sun Titan.



Kuldotha Red precisa daquela mão estupída para vencer no turno 3, caso contrário, dificilmente vencerá devido à pequena quantidade de burns no deck. Qualquer Lone Missionary ou Ratchet Bomb atrapalham muito a jogabilidade dessa versão mono red.

Mono Green Aggro são raramente vistos no ambiente, principalmente por causa das Swords. Elves talvez seja o mais viável, desde que tenha Eldrazi Monument no deck, afinal, mass removals quase todos os decks do ambiente possuem. Vengevine é a melhor criatura agressiva do ambiente, mas não vem sendo muito bem utilizado no formato e não figura mais nas melhores listas doambiente como fazi há pouco tempo atrás.

Vampires, talvez, seja o mais consistente de todos. A mistura de black e red sempre foi forte no Magic e o deck abusa de cartas de custo abaixo com ótimos efeitos. Sem contar que no side você pode colocar ótimos descartes como Inquisition of Kozilek e bons spot removals coom Arc Trail.

Versões agressivas de criaturas artefato não vingaram no ambiente, sem contar às versões da Quest. Steel Overseer e Tempered Steel não são tão úteis como poderiam ser. Talvez há ausência de criaturas artefato de custo baixo que suportem um jogo mais complicado seja um problema. Sair com vários drop 1 como Memnite ou Signal Pest pode ajudar muito, até você perder toda a mão, o oponente possuir pontos de vida suficientes para manter-se no jogo e eliminar todos de uma só vez com Piroclasma ou Black Sun's Zenith.

Os decks agressivos do Standard sofrem com a grande quantidade de bons mass removals. Piroclasma, Black Sun's Zenith e Day of Judgment. A melhor resposta para esses removals são Vengevine, Wurmcoil e Bloodghast. Dois deles conseguem voltar facilmente para o jogo após uma remoção em massa e Wurmcoil, caso seja derrotado, coloca os filhotes para fazerem o serviço final. Então, tentaremos uma lista que consiga abusar desssas criaturas.

4 Creeping Tar Pit
3 Darkslick Shores
3 Misty Rainforest
3 Verdant Catacombs
1 Terramorphic Expanse
3 Drowned Catacombs
3 Forest
2 Swamp
1 Island

2 Garruk Wildspeaker
2 Jace, the Mind Sculptor
4 Fauna Shaman
4 Bloodghast
4 Birds of Paradise
4 Vengevine
2 Wurmcoil Engine
3 Trinket Mage
1 Memnite
1 Brittle Effigy
1 Treasure Mage
1 Eldrazi Monument
4 Nest Invader
2 Grim Discovery
1 Precursor Golem
1 Acidic Slime

Side

3 Inquisition of Kozilek
1 Massacre Wurm
1 Acidic Slime
2 Obstinate Baloth
1 Precursor Golem
1 Vampire Nighthawk
1 Gaea's Revenge
2 Thrun, the Last Troll
1 Black Sun's Zenith
1 Sword of Body and Mind
1 Sword of Feast and Famine

Teste com seus amigos e veja se Bloodghast, Wurmcoil e Vengevine são capazes de mostrar força num ambiente em que criaturas agressivas não tem espaço. Na próxima semana, trarei novas ideias para lidar com a selva que é o T2 atualmente.

Um comentário:

  1. O deck é bem similar a estrutura do Fauna Ooze que eu já joguei, com a diferença que depende menos do cemitério pumpando, pois os bichos são melhores isoladamente, como Wurmcoil e Bloodghast.

    Só acho que está bem defícil de fazer esse vengevine vooltar se não for com o trinket mage... O Squadorw Hawk e o Skyfisher costumam fazer esse efeito no WWg Quest.

    Para os leitores, gostou? Odiou? Tem idéia diferente? Quer publicar seu artigo?! Fale conosco!

    Att,

    Equipe Excalibur Cards.

    ResponderExcluir