Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Você sabe o que é Pauper?

Assim como eu havia prometido no post sobre as mudanças no FNM da Excalibur cards, aqui vai a explicação do que é esse formato, o Pauper.

Pauper é um formato ainda não sancionado de Magic, que já é reconhecido pela Wizards of The Coast (WoTC) em sua versão virtual, e há tempos vem sendo jogado pelos jogadores e o formato já é um secesso na internet e no mundo.

No formato vale usar todas cartas de todas as edições já feitas na história do Magic, contanto que seja comum!



Entretanto é preciso informar, que se o card já foi impresso alguma vez com sua raridade como comum, ainda que em outra edição, venha com raridade diferente como incomum ou raro, o card poderá ser usado independentemente de qual edição, por exemplo Trinket Mage de Cicatrizes de Mirrodin é permitido, pois em Mirrodin ele era comum, sendo que a lista de banidas tem apenas 2 cartas.
- Cranial Plating;
- Frantic Search.

O ponto forte do formato, é que por serem apenas cards comuns qualquer lista que os jogadores forem montar, os decks por mais competitivos que forem, são listas que raramente ultrapassam R$50,00 com listas MUITO fortes.

A partir de agora aos domingos às 15:00 haverá torneio Pauper na Excalibur cards, com exceção nos primeiros domingos de cada mês, que há o Legacy, portanto a partir do domingo, 13 de Novembro, começa o campeonato Pauper da Excalibur, grátis e a cada 10 jogadores inscritos, há um booster de premiação para o campeão, além de cartas promo, chame os amigos!

Os sites que abordam o assunto:
Wizards (mini-site que explica o assunto)
PDC Magic (Listas)
Deck Lists  (Mais listas!)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O seu Birthing Pod pode ser melhor

por Gustavo

       Semana passada escrevi um artigo sobre o UB Control, Tier 1 do T2 junto ao Wolf Run Ramp, e muitas pessoas conversaram comigo sobre a lista que eu estava utilizando. Neste post farei o processo inverso, falarei sobre o deck que muitos tem utilizado, mas sem aproveitar seu potencial ao máximo. Hoje é dia de Birthing Pod deck, bebê!


Birthing Pod deck é um dos arquétipos que eu mais gosto do atual Standard, perdendo sua predileção apenas para o UB Control e Necrotic Ooze Combo; contudo, a versão mais forte do Pod é a Bant. O deck já mostrou sua força antes da última rotação ao ser pilotado por Marcus Camargo até a vitória do Campeonato Nacional de Magic 2011. Mas muitas cartas não estão mais presentes no formato e fazem falta ao deck, por exemplo, Obstinate Baloth. Portanto, vamos ao que eu acredito ser a lista ideal para o Bant Pod.
4 – Birds of Paradise
2 – Avacyn’s Pilgrim
1 – Spellskite
2 – Phantasmal Image
2 – Viridian Emissary
3 – Blade Splicer
2 – Fiend Hunter
1 – Sylvok Replica
2 – Solemn Simulacrum
1 – Hero of Bladehold
1 – Peace Strider
2 – Phyrexian Metamorph
1 – Stonehorn Dignatary
1 – Razor Hippogriff
1 – Geist-Honored Monk
2 – Acidic Slime
1 – Sun Titan
1 – Wurmcoil Engine
1 – Elesh Norn, Grand Cenobite
4 – Birthing Pod
2 – Venser, the Sojourner
2 - Plains
2 - Island
5 - Forest
1 - Glacial Fortress
1 – Sunpetal Grove
4 – Hinterland Harbor
4 – Razorverge Thicket
4 – Seachrome Coast
Birthing Pod e Venser the Sojouner - São as únicas cartas que não sejam lands e criaturas que precisam ser utilizadas nesse arquétipo. Ponder tornou-se irrelevante ao deck após a rotação e não é necessário colocar cartas X no main deck pensando em possíveis decks que enfrentará, as suas criaturas já possuem habilidades, então vise o melhor uso delas.
O planeswalker do deck é bom devido à sinergia de suas habilidades com o deck. A primeira habilidade faz com que você utilize novamente a habilidade desencadeada de alguma criatura sua, na verdade permanente, mas dificilmente seu alvo não será uma criatura. A segunda habilidade serve como possível finisher. A terceira... bem se você a fizer é porque o jogo provavelmente já está ganho.


Birds of Paradise e Avacyn’s Pilgrim – Esse é o pacote básico de aceleradores de mana que o deck deve ter para fazer Birthing Pod no turno 2. O deck só possui 23 lands e muitas cartas de custo alto, por isso é preferível ter 10 % do deck com aceleradores drop 1.
Spellkite, Viridian Emissary e Phantasmal Image – Spellskite pode lhe dar a segurança de que seu Birthing Pod continuará em jogo, faz com que o Arc Trail não seja tão destruidor, para não falar o RDW como um todo, e redireciona a habilidade do Kessig Wolf Run para ele. Viridian é agressivo e perfeito para ser sacrificado por lhe dar a oportunidade de buscar um land básico. Phantasmal Image é uma das melhores
criaturas do deck. Tem sua jogada já conhecida com o Sun Titan, pode transformar-se na criatura com custo convertido que você precisa para o sacrifício, faz com que o oponente pense duas vezes antes de conjurar qualquer criatura e ainda torna as criaturas drop 1 em ótimos recursos para sacrifício no late game.
Blade Splicer, Fiend Hunter e Sylvok Replica – Splicer coloca um corpo forte em jogo, lhe dá oportunidade de fugir de sacrifícios importunos impostos pelo oponente e tem muita sinergia com o Sun Titan. Fiend Hunter é uma ótima opção devido à falta de removals. Outras versões de Pod possuem criaturas como Skinrender e Tormentor Exarch que também funcionam como removals. Fiend Hunter também pode “esconder” a criatura que você quer proteger do mass removal adversário, mas raramente você pensará em fazer isso. A maioria dos hates contra o arquétipo são artefatos e encantamentos como Torpor Orb e Stony Silence, por isso Sylvok Replica torna-se muito útil pelo menos contra um deles. Pode retornar com Sun Titan e Razor Hippogriff. Tem sua habilidade como instant speed, algo raro para o deck. Algumas listas tem utilizado Skaab Ruinator, mas eu ainda não consigo achá-lo uma boa escolha para o deck. Caso esteja na mão no early game é uma carta perdida, no late game não é uma das melhores escolhas e há poucos drop 2 para serem sacrificados para buscá-lo.
Solemn Simulacrum, Phyrexian Metamorph, Stonehorn Dignatary, Peace Strider, Hero of Bladehold – Simulacrum ajuda a consertar a curva de mana e acelera os drops mais altos do deck, fora que ao morrer lhe dá um draw. Metamorph pode se tornar um segundo Birthing Pod necessário, qualquer criatura que você precisar, voltar do graveyard com a habilidade do Hippogriff e algum artefato que for conveniente, como algum equipamento conjurado pelo adversário. Dignatary está no deck devido à grande sinergia com o Venser. Se o oponente não conseguir responder isso, o jogo está praticamente ganho. O Rinoceronte ainda é valioso contra decks agressivos como GW Tokens, UW Aggro e RDW. Outro recurso para ser muito usado contra decks aggros é o Peace Strider. Ele é o melhor substituto para o Obstinate Baloth. Bladehold é um dos finishers que o deck pode precisar em jogos que o Pod não entre em campo de batalha.
Facilmente não atacará sozinha, sem contar seus próprios soldados, e torna a segunda habilidade do Venser mais valiosa.



Acidic Slime, Razor Hippogriff e Geist-Honored Monk – Slime pode eliminar o artefato que lhe causará trabalho (Shrine e Swords), o encantamento que tentará retardar o seu jogo (Oblivion Ring) e o land que era Win Condition do deck adversário (Kessig Wolf Run e Inkmoth Nexus). Hippogriff, o “piriquitão”, pode lhe devolver o Pod que foi destruído, voltar as criaturas de custo 4 que você sacrificou para buscá-lo (Simulacrum e Peace Strider) e ainda lhe dá alguns pontos de vida extra. Monk lhe dá mais duas criaturas com evasiva ao entrar, pode ter um corpo forte, tem sinergia com as duas habilidades do Venser e funciona como um ótimo finisher junto a Bladehold.
Sun Titan e Wurmcoil Engine – Sun Titan retorna o que já foi colocado no cemitério, tem o recurso de voltar o Phantasmal Image, que normalmente será uma cópia do gigante, e é excelente no late game. Wurmcoil além de ter um corpo forte, habilidades excelentes (deathtouch e lifelink) e ser ótimo no late game, ainda é a criatura perfeita a ser sacrificada para buscar a Elesh Norn. Frost Titan também é uma ótima escolha para criaturas de custo 6, mas não o considerei apropriado para essa lista.
Talvez seja uma boa opção para subir contra decks control.
Elesh Norn, Grand Cenobite – Mais um finisher para o deck. Ela pode ser um mass removal para as criaturas do deck adversário. Tente colocá-la em jogo apenas quando você tiver certeza de que está prestes a vencer ou que não perderá um recurso muito valioso.


            Ao contrário do que fiz no post sobre o UB Control, não comentarei o sideboard dessa vez. Por quê? Acredito que o metagame do local em que você joga faz com que o seu side seja criado. Por exemplo, no último campeonato que joguei perdi para GW Tokens, mesmo tendo duas Ratchet Bomb no side. Logo após a derrota, fiquei pensando em incluir mais uma para aumentar a chance dela vir, mas poderia ser um grande erro. Foi a primeira partida contra esse deck. Perder de 2-1 para um deck que você nunca jogou e pilotando um deck control não é tão ruim. É preciso saber quando errou e também quando está dominado pela emoção posterior a derrota. Abaixo a lista do UB Control atualizada:
4 Snapcaster Mage
2 Consecrated Sphinx
2 Grave Titan
2 Spellskite
4 Forbidden Alchemy
4 Think Twice
4 Mana Leak

2 Dissipate
1 Negate
2 Despise
1 Dismember
2 Doom Blade
1 Tribute to Hunger
2 Black Sun’s Zenith
1 Runechanter’s Pike
4 Inkmoth Nexus
7 Swamp
4 Darkslick Shores
4 Drowned Catacombs
7 Island
            Até a próxima!!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mudanças no Friday Night Magic da Excalibur cards!

Inicialmente quero agradecer a todos os jogadores que tem frequentado a loja, em especial aos jogadores que tem participado regularmente dos torneios T2 (Standard - Padrão) e FNM.


O evento já se consolidou, e é um sucesso, com mais de 20 jogadores regulares, e agora passará por pequenas mudanças.

O Friday Night Magic continuará sendo grátis, e ainda oferecerá premiação, além do card promo oficial e dos Planeswalker Points, a loja ainda oferecerá um booster de premiação, independentemente de quantos jogadores participarem do evento, o booster deverá ser retirado no dia, de qualquer edição que a loja tiver disponível, além de 50% de desconto na inscrição para o campeonato do sábado seguinte.

O horário de início será alterado para 19:00, por isso pedimos aos jogadores chegarem até às 18:30, para que a primeira rodada tenha início às 19:00.

O corte para top 4 tem se mostrado positivo, assim os jogadores que perdem alguma partida, não perdem o campeonato, portanto será mantido.

Para os jogadores que tem montado bons baralhos para jogarem cada vez mais competitivos, fica o convite para os campeonatos T2 (Standard - Padrão) de sábados, que iniciam às 17:00, tem o valor de R$10,00 de inscrição, com todo o valor de inscrição revertido em créditos na loja para premiação, portanto é sua chance de ganhar prêmios por ter construído baralhos melhores, e ainda poderá investir ainda mais com a premiação!

Além disso, iniciaremos um campeonato paralelo ao FNM às sextas para aqueles jogadores que saírem do campeonato, ou mesmo que chegarem mais tarde, ou que gostem de jogar em outros formatos.

O campeonato paralelo ocorrerá em formato alternado semanalmente, nessa semana começaremos com Commander, na semana seguinte, Pauper (baralho onde valem todas as edições, mas somente os cards comuns, em breve um post explicando melhor será feito) na semana seguinte, e assim alternadamente.

Haverá card promo para esses campeonatos também, para o primeiro, segundo e dois por sorteio.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Seja bem-vindo ao lar, Snapcaster Mage

por Gustavo

Há muito tempo eu não escrevo sobre basicamente nada em nenhum lugar, no máximo e-mail ou algo que precise ser dito imediatamente, e quando se fica tanto tempo afastado de algo que não é tão fácil quanto parece, aquela dúvida de qual assunto elaborar ou o que lhe motivará a escrever torna-se maior. Procurando algo para escrever deparei-me com algo que realmente tem chamado a atenção de qualquer um que goste de Magic the Gathering: Snapcaster Mage. A carta criada por Tiago Chen após vencer oInvitational de 2007 finalmente foi lançada e já conseguiu seu lugar ao sol etambém no meu coração.

Desde que adquiri meu set deSnapcaster, também conhecido como Leslie Chow do filme Se Beber não Case, tenho testado decks em que possa fazê-los jogar o máximo possível por saber que acarta possui um Power Level realmente grande. Cheguei a comentar com amigos que ele provavelmente seria banido conforme o tempo, mas já considero difícil queisso ocorra no Standard; talvez no Legacy isso ocorra futuramente, haja vista que ele já apareceu mais do que Tarmogoyf no Top 8 dos últimos campeonatos grandes. Voltando a minha experiência com o mago, percebi que no UW ele não eratão bom quanto parecia ser devido ao fato de o deck normalmente necessitar de alguma mágica a ser jogada no seu turno, por exemplo, Blade Splicer, Oblivion Ring e até mesmo planeswalker de grande valor para o arquétipo como Gideon Jura. Portanto, decidi testá-lo no UB Control. E foi de fácil percepção que ali era o seu lugar. Desde então tenho jogado com o deck e gostado muito do desempenho que tenho tido, por isso farei um tutorial sobre o deck. 

DeckList

4 SnapcasterMage 
2 ConsecratedSphinx 
2 Grave Titan 
3 Forbidden Alchemy 
4 ThinkTwice 
4 Mana Leak
2 Dissipate
1 Negate
1 Disperse
2 Despise
1 Dismember
2 Doom Blade
1 Tribute to Hunger
1 Black Sun’s Zenith
2 Ratchet Bomb
1 Batterskull
1 Runechanter’s Pike
7 Island
5 Swamp
4 Inkmoth Nexus
2 Ghost Quarter
4 Darkslick Shores
4 Drowned Catacombs

 
Despise tem se mostrado muito útil para eliminar problemas grandes para o deck como Mirran Crusader, Blade Splicer e criaturas com Hexproof. São dois slots que normalmente seriam ocupados por spot removals, mas a preferência pelo descarte é devido a cartas que incomodam muito no early game. Entretanto, muitas vezes ela só tem servido para eu saber quais as cartas da mão do oponente.

ManaLeak, Negate e Dissipate compõem o pacote de anulas que decidi utilizar. Não gosto de jogar com decks que possuem mais do que seis anulas, mas o Negate mostrou-se muito útil contra os decks do metagame atual doT2 e foi incluído ao deck. Dissipate é melhor do que parece.


Disperse torna-se necessária no UB Control devido ao fato de não conseguir destruir encantamentos e, principalmente, artefatos. Swords, Shrines e encantamentos como Angelic Destiny podem acabar facilmente com o jogo. Nunca será tão bom quanto Into the Roil, mas consegue quebrar o galho.

Think Twice e Forbidden Alchemy são excelentes nessa versão de UB Control. Dificilmente, você tem necessidade de fazer alguma mágica com sorcery speed e nada melhor do que usar cantrips no turno do oponente. Forbidden busca a carta necessária para o que estiver ocorrendo no game, sem contar que aumenta as possibilidades para o Snapcaster Mage.

Dismember, Doom Blade e Tribute to Hunger são os removals que tenho utilizado. Algumas listas de UB Control não tem Dismember, e até concordo com a escolha de Wring Flesh ou Victim of Night no lugar da carta de New Phyrexia. Wring Flesh éremoval de 1 mana e pode ser muito bem utilizado com Snapcaster, enquantoVictim of Night é capaz de destruir a maioria das criaturas pretas que Doom Blade não consegue. Tribute tem mostrado muita utilidade contra as criaturascom hexproof e RDW. Capaz de eliminar uma criatura e ainda recuperar um pouco dos pontos de vida que normalmente você já perdeu.
 
BlackSun’s Zenith é funcional contra GW Tokens e UW Aggro (Deck muito ruim, porsinal). Como o deck possui apenas ela como mass removal, não a jogue fora com oForbidden Alchemy se o jogo não estiver realmente controlado.

RatchetBomb é perfeita contra os decks que colocam muitos tokens e contra criaturas hexproof. Porém, o potencial dela é elevado como carta que pode retirar de jogo Oblivion Ring e Swords. Contra o RDW, normalmente será sacrificada com dois counters para destruir Shrines e Berserkers.

Batterskulle Runechanter’s Pike são os únicos equipamentos necessários. Batterskullfaz com que o match contra RDW torne-se menos complicado. Pike, também vulgarmente conhecida como a “pica do John Avon”, é um finisher excelente para o UB Control. Dando +X de poder sendo X igual ao número de instants e sorceries no grave, o artefato faz com que normalmente a criatura equipada receba um bônus altíssimo. Ah, a criatura também recebe iniciativa, não que isso normalmente faça diferença, afinal Inkmoth Nexus está aí para ser equipado e causar One Hit K.O.

Consecrated Sphinx, Grave Titan e Snapcaster Mage são as únicas criaturas do deck.Consecrated precisa entrar para lhe dar no mínimo dois draws, caso fique mais tempo do que isso, normalmente é porque você está prestes a vencer o match. Grave Titan coloca a pressão necessária ao oponente, cria vários bloqueadores e é dificilmente removido de jogo por spot removals. Snapcaster é a melhor carta do deck, e nem precisa de explicação. Caso você tenha feito uma contagem de instants e sorceries ou notado a utilidade que ele pode ter com as instants e sorceries do deck, facilmente verá o porquê esse é o melhor lugar para acriação de Tiago Chen.


FatorSideboard

Sempre leve em conta os decks que você sabe que enfrentará no local em que joga para montar seu sideboard. Sempre utilize cartas que podem ser utilizadas contra mais do que um deck, por exemplo, no UB Control o Spellskite é bom contra RDW e Kessig Wolf Ramp, muito melhor do que um possível Batterskull ou Peace Strider que só seriam realmente úteis contra RDW. Levando isso em questão, vamos ao side.

2 Surgical Extraction
2 Spellskite
1 Negate
2 Flashfreeze
2 Phyrexian Revoker
1 Black Sun’s Zenith
2 Tribute to Hunger
1 Massacre Wurm
1 Wurmcoil Engine
1 Karn Liberated

Antes de analisar o side, tenho quedizer que não tenho certeza de algumas cartas que o compõem, mas se tivesse umcampeonato nesse exato momento, seria com esse side que jogaria.

Surgical Extraction tornou-se uma ótima carta para side após o lançamento de Innistrad. Boa parte dos decks possuem cartas que lidam com o grave e Surgical é uma a resposta contra eles. Normalmente, a subo contra UB e Solar Flare. Porque não utilizar Nihil Spellbomb? Poder jogar o hate contra grave no turno do oponente é melhor do que avisá-lo que há um hate pronto como permanente nocampo de batalha. E lembre-se, pagar 2 pontos de vida é um recurso valioso.

Spellskite eu já disse o quanto eu gosto dessa criatura? Excelente bloqueador, redireciona alvos para si a fim de proteger algo que possa ser mais valioso e impede muitosfinishers de decks adversários. Os maiores exemplos disso são Kessig Wolf Run e Shrine of Burning Rage. Pode ser mais útil ainda, caso seu deck tenha Liliana of the Veil.

Negate é útil contra todos os decks control, mas caso considere melhor umacriatura no lugar dele, Azure Mage é a melhor opção.

Flashfreeze é excelente contra Wolf Run Ramp e bom contra RDW. Uma hora os Mana Leaks não são tão úteis quanto parecem.

Phyrexian Revoker é o card mais duvidoso do meu side. Ele foi muito útil nas partidas em que eu o utilizei. Entretanto, não acredito que seja tão bom quanto tenha demonstrado. Se tirasse-os do side, colocaria dois Memoricide.

BlackSun’s Zenith tem apenas um slot no main deck e normalmente é necessário contra Pods e Aggros. Testei pouco Life’s Finale, mas pode ser útil, porém nãopode ser feito com apenas cinco manas.

Tributeto Hunger é uma das cartas que eu mais gostei de Innistrad. Por ser instant speed tem espaço tanto no main quanto no side. Ótima contra RDW, Thrun, Mirran Crusader e Solar Flare. Uma das melhores escolhas para se dar flashback com o Snapcaster Mage.

Massacre Wurm é uma descoberta recente. Jogando com Birthing Pod, percebia que perdia todos os jogos apenas para o Massacre Wurm e comecei a analisar opotencial da criatura no ambiente atual. Excelente contra GW Tokens, UW Aggro etodas as versões de Pod.

Wurmcoil Engine é o finisher contra os decks aggros. Bom contra qualquer deck aggro, caso você consiga estender o jogo até esse ponto.

KarnLiberated é o único planeswalker dentre as 75 cartas do deck. Na verdade,se jogar com 61 cards fosse uma opção boa, eu com certeza o colocaria no maindeck. Karn é bom contra Wolf Run Ramp, UW, Solar Flare e mirror. Caso não queira jogar com Pike para finalizar o jogo com Inkmoth Nexus, coloque-o no main.
Essa é a minha dica para quem tem oset de Snapcaster Mage e ainda não desfrutou do potencial que a criatura tem.Façam as mudanças que acreditarem necessárias e tenham em mente que jogar de UBControl é um teste de paciência em que é preciso ter sangue frio e acreditar nojogo até o final.

domingo, 2 de outubro de 2011

Quando chega a hora de mudar

Esse post mistura um pouco de experiência pessoal, e o que venho observando nos últimos dias, e é mais direcionado aos jogadores de Standard (T2).

Quando jogamos Magic e montamos um baralho que ficamos com ele por mais de 6 meses com praticamente a mesma lista em um formato tão mutante como Standard, ficamos confortáveis ao saber que estamos bem treinados com nossa lista, nada foge de nosso controle, sempre sabemos o que jogar, a hora em que jogar, e até mesmo a hora de admitir nossa derrota.

Mas o ambiente T2 nos força a mudanças, a rotação vem e leva nossas Kalastrias, Goblins Guides, etc.


Nessa hora talvez seja a hora de você se perguntar se seria a hora de você mudar radicalmente seu baralho, espero que os leitores entendam o que quero dizer com o que vem a seguir.

Imaginemos um jogador que jogue com Vampiros há 2 anos, ou um mono red. Agora com a rotação, ele vem com os planos de manter seu baralho de Vampiro ou mono red (ou outros arquétipos que mudarão radicalmente com a rotação), afinal você se sente confortável ao pilotar esse tipo de lista.

Mas e se você mudasse? Mudasse radicalmente, como se sentiria?

Os melhores jogadores de Magic que já vi em toda minha vida, podem facilmente pegar qualquer baralho, olhar por 10 minutos, e pilotar com destreza e fazer as escolhas certas, sabe o por quê? Porque eles já jogaram com aquele tipo de deck, não importa qual deck seja.

É fato que quando você joga de controle contra um lista que você está familiarizado, você tem mais controle na partida, e quando está de aggro ou combo, sabe a fraqueza do controle que está adiante se você já jogou com aquele deck.

Agora vivemos um fim de semana de rotação, sugiro a você que mudará radicalmente sua lista, mas manterá o arquétipo, se ao invés de mudar seu deck de white weenie soul sister para white weenie human tokens, se você saberia como jogar de UB control, UW espadas ou mesmo um novo mono red se você não usava essa lista. Se você soubesse como jogar com todos os tipos de decks, não se sentiria um jogador mais completo?

Claro que se você joga com UW Blade, e vai apenas trocar seus preordains por ponder e squadron hawk pelo homem invisível, esse post não se destina a você, pois seu deck não caiu realmente XD.