Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Seja bem-vindo ao lar, Snapcaster Mage

por Gustavo

Há muito tempo eu não escrevo sobre basicamente nada em nenhum lugar, no máximo e-mail ou algo que precise ser dito imediatamente, e quando se fica tanto tempo afastado de algo que não é tão fácil quanto parece, aquela dúvida de qual assunto elaborar ou o que lhe motivará a escrever torna-se maior. Procurando algo para escrever deparei-me com algo que realmente tem chamado a atenção de qualquer um que goste de Magic the Gathering: Snapcaster Mage. A carta criada por Tiago Chen após vencer oInvitational de 2007 finalmente foi lançada e já conseguiu seu lugar ao sol etambém no meu coração.

Desde que adquiri meu set deSnapcaster, também conhecido como Leslie Chow do filme Se Beber não Case, tenho testado decks em que possa fazê-los jogar o máximo possível por saber que acarta possui um Power Level realmente grande. Cheguei a comentar com amigos que ele provavelmente seria banido conforme o tempo, mas já considero difícil queisso ocorra no Standard; talvez no Legacy isso ocorra futuramente, haja vista que ele já apareceu mais do que Tarmogoyf no Top 8 dos últimos campeonatos grandes. Voltando a minha experiência com o mago, percebi que no UW ele não eratão bom quanto parecia ser devido ao fato de o deck normalmente necessitar de alguma mágica a ser jogada no seu turno, por exemplo, Blade Splicer, Oblivion Ring e até mesmo planeswalker de grande valor para o arquétipo como Gideon Jura. Portanto, decidi testá-lo no UB Control. E foi de fácil percepção que ali era o seu lugar. Desde então tenho jogado com o deck e gostado muito do desempenho que tenho tido, por isso farei um tutorial sobre o deck. 

DeckList

4 SnapcasterMage 
2 ConsecratedSphinx 
2 Grave Titan 
3 Forbidden Alchemy 
4 ThinkTwice 
4 Mana Leak
2 Dissipate
1 Negate
1 Disperse
2 Despise
1 Dismember
2 Doom Blade
1 Tribute to Hunger
1 Black Sun’s Zenith
2 Ratchet Bomb
1 Batterskull
1 Runechanter’s Pike
7 Island
5 Swamp
4 Inkmoth Nexus
2 Ghost Quarter
4 Darkslick Shores
4 Drowned Catacombs

 
Despise tem se mostrado muito útil para eliminar problemas grandes para o deck como Mirran Crusader, Blade Splicer e criaturas com Hexproof. São dois slots que normalmente seriam ocupados por spot removals, mas a preferência pelo descarte é devido a cartas que incomodam muito no early game. Entretanto, muitas vezes ela só tem servido para eu saber quais as cartas da mão do oponente.

ManaLeak, Negate e Dissipate compõem o pacote de anulas que decidi utilizar. Não gosto de jogar com decks que possuem mais do que seis anulas, mas o Negate mostrou-se muito útil contra os decks do metagame atual doT2 e foi incluído ao deck. Dissipate é melhor do que parece.


Disperse torna-se necessária no UB Control devido ao fato de não conseguir destruir encantamentos e, principalmente, artefatos. Swords, Shrines e encantamentos como Angelic Destiny podem acabar facilmente com o jogo. Nunca será tão bom quanto Into the Roil, mas consegue quebrar o galho.

Think Twice e Forbidden Alchemy são excelentes nessa versão de UB Control. Dificilmente, você tem necessidade de fazer alguma mágica com sorcery speed e nada melhor do que usar cantrips no turno do oponente. Forbidden busca a carta necessária para o que estiver ocorrendo no game, sem contar que aumenta as possibilidades para o Snapcaster Mage.

Dismember, Doom Blade e Tribute to Hunger são os removals que tenho utilizado. Algumas listas de UB Control não tem Dismember, e até concordo com a escolha de Wring Flesh ou Victim of Night no lugar da carta de New Phyrexia. Wring Flesh éremoval de 1 mana e pode ser muito bem utilizado com Snapcaster, enquantoVictim of Night é capaz de destruir a maioria das criaturas pretas que Doom Blade não consegue. Tribute tem mostrado muita utilidade contra as criaturascom hexproof e RDW. Capaz de eliminar uma criatura e ainda recuperar um pouco dos pontos de vida que normalmente você já perdeu.
 
BlackSun’s Zenith é funcional contra GW Tokens e UW Aggro (Deck muito ruim, porsinal). Como o deck possui apenas ela como mass removal, não a jogue fora com oForbidden Alchemy se o jogo não estiver realmente controlado.

RatchetBomb é perfeita contra os decks que colocam muitos tokens e contra criaturas hexproof. Porém, o potencial dela é elevado como carta que pode retirar de jogo Oblivion Ring e Swords. Contra o RDW, normalmente será sacrificada com dois counters para destruir Shrines e Berserkers.

Batterskulle Runechanter’s Pike são os únicos equipamentos necessários. Batterskullfaz com que o match contra RDW torne-se menos complicado. Pike, também vulgarmente conhecida como a “pica do John Avon”, é um finisher excelente para o UB Control. Dando +X de poder sendo X igual ao número de instants e sorceries no grave, o artefato faz com que normalmente a criatura equipada receba um bônus altíssimo. Ah, a criatura também recebe iniciativa, não que isso normalmente faça diferença, afinal Inkmoth Nexus está aí para ser equipado e causar One Hit K.O.

Consecrated Sphinx, Grave Titan e Snapcaster Mage são as únicas criaturas do deck.Consecrated precisa entrar para lhe dar no mínimo dois draws, caso fique mais tempo do que isso, normalmente é porque você está prestes a vencer o match. Grave Titan coloca a pressão necessária ao oponente, cria vários bloqueadores e é dificilmente removido de jogo por spot removals. Snapcaster é a melhor carta do deck, e nem precisa de explicação. Caso você tenha feito uma contagem de instants e sorceries ou notado a utilidade que ele pode ter com as instants e sorceries do deck, facilmente verá o porquê esse é o melhor lugar para acriação de Tiago Chen.


FatorSideboard

Sempre leve em conta os decks que você sabe que enfrentará no local em que joga para montar seu sideboard. Sempre utilize cartas que podem ser utilizadas contra mais do que um deck, por exemplo, no UB Control o Spellskite é bom contra RDW e Kessig Wolf Ramp, muito melhor do que um possível Batterskull ou Peace Strider que só seriam realmente úteis contra RDW. Levando isso em questão, vamos ao side.

2 Surgical Extraction
2 Spellskite
1 Negate
2 Flashfreeze
2 Phyrexian Revoker
1 Black Sun’s Zenith
2 Tribute to Hunger
1 Massacre Wurm
1 Wurmcoil Engine
1 Karn Liberated

Antes de analisar o side, tenho quedizer que não tenho certeza de algumas cartas que o compõem, mas se tivesse umcampeonato nesse exato momento, seria com esse side que jogaria.

Surgical Extraction tornou-se uma ótima carta para side após o lançamento de Innistrad. Boa parte dos decks possuem cartas que lidam com o grave e Surgical é uma a resposta contra eles. Normalmente, a subo contra UB e Solar Flare. Porque não utilizar Nihil Spellbomb? Poder jogar o hate contra grave no turno do oponente é melhor do que avisá-lo que há um hate pronto como permanente nocampo de batalha. E lembre-se, pagar 2 pontos de vida é um recurso valioso.

Spellskite eu já disse o quanto eu gosto dessa criatura? Excelente bloqueador, redireciona alvos para si a fim de proteger algo que possa ser mais valioso e impede muitosfinishers de decks adversários. Os maiores exemplos disso são Kessig Wolf Run e Shrine of Burning Rage. Pode ser mais útil ainda, caso seu deck tenha Liliana of the Veil.

Negate é útil contra todos os decks control, mas caso considere melhor umacriatura no lugar dele, Azure Mage é a melhor opção.

Flashfreeze é excelente contra Wolf Run Ramp e bom contra RDW. Uma hora os Mana Leaks não são tão úteis quanto parecem.

Phyrexian Revoker é o card mais duvidoso do meu side. Ele foi muito útil nas partidas em que eu o utilizei. Entretanto, não acredito que seja tão bom quanto tenha demonstrado. Se tirasse-os do side, colocaria dois Memoricide.

BlackSun’s Zenith tem apenas um slot no main deck e normalmente é necessário contra Pods e Aggros. Testei pouco Life’s Finale, mas pode ser útil, porém nãopode ser feito com apenas cinco manas.

Tributeto Hunger é uma das cartas que eu mais gostei de Innistrad. Por ser instant speed tem espaço tanto no main quanto no side. Ótima contra RDW, Thrun, Mirran Crusader e Solar Flare. Uma das melhores escolhas para se dar flashback com o Snapcaster Mage.

Massacre Wurm é uma descoberta recente. Jogando com Birthing Pod, percebia que perdia todos os jogos apenas para o Massacre Wurm e comecei a analisar opotencial da criatura no ambiente atual. Excelente contra GW Tokens, UW Aggro etodas as versões de Pod.

Wurmcoil Engine é o finisher contra os decks aggros. Bom contra qualquer deck aggro, caso você consiga estender o jogo até esse ponto.

KarnLiberated é o único planeswalker dentre as 75 cartas do deck. Na verdade,se jogar com 61 cards fosse uma opção boa, eu com certeza o colocaria no maindeck. Karn é bom contra Wolf Run Ramp, UW, Solar Flare e mirror. Caso não queira jogar com Pike para finalizar o jogo com Inkmoth Nexus, coloque-o no main.
Essa é a minha dica para quem tem oset de Snapcaster Mage e ainda não desfrutou do potencial que a criatura tem.Façam as mudanças que acreditarem necessárias e tenham em mente que jogar de UBControl é um teste de paciência em que é preciso ter sangue frio e acreditar nojogo até o final.

Um comentário:

  1. Só acho que Go For the Throat hoje no formato tá melhor que dismember, pois tira titans, sheoldreds, rune scarred demons...
    De resto concordo 100% Acho que o lar dele é no UB mesmo no T2...

    ResponderExcluir