Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Competitivo e divertido!

Acho que agora é um bom momento para escrever esse texto para todos aqueles que vem acompanhando o blog, e para aqueles que jogam ou procuram jogar competitivamente os campeonatos de Magic, isso porque estou vendo cada vez mais as pessoas quando jogam não aceitarem erros, pensarem e repensarem jogadas simples, e mais ainda, as pessoas que não jogo (aqui assumo minha parcela), avaliando se essa ou aquela jogada era a correta.

No geral um baralho de Magic tem um plano, você sabe a ordem do que fazer para ganhar, imaginemos alguém jogando de Ramp, faz o crescimento no 2, simulacro no 3 e titan no quarto turno.
Certo, sempre que sua mão vem assim, você acerta a jogada e vence, correto? E porque isso não ocorre quando sua mão não vem assim? No geral as pessoas reclamam "Poxa não fiz a quarta land para descer meu simulacro e perdi" (ainda bem que esse tipo de reclamação já vem sido tratado com ironia na loja com o famoso 'deu azar').
Isso porque no geral só treinamos com nossos decks na maioria das vezes as primeiras partidas, raramente treinando a hora de sidear ou mesmo usamos aquelas desculpas para nós mesmos, do tipo "Vou com essa mão porque é forfun".

Sempre que as pessoas vem aprender na loja eu uso o exemplo que se você quer jogar bola na rua, se você aparecer de chuteiras e caneleiras vai machucar os seus amigos, e se você for jogar em um campo oficial de chinelos você quem acabará machucado, isso porque você precisa estar de acordo com seus planos e com o contexto no qual está inserido.
Se você realmente quer melhorar seu nível de Magic, atingindo níveis competitivos de magic, você terá que investir nisso, dinheiro, tempo, estudo, leitura, etc.
Mas adianto aqui, a partir do momento que você se dedica com tanto empenho a algo, você cobra de sí mesmo mais resultados, e eles demoram para vir, e nesse momento vem uma frustração imensa.

Mas você ainda tem uma opção, jogar pela diversão, ganhar alguns prêmios e alguns campeonatos, sabe por que? Porque você joga tranquilo quando lembra-se que magic não é nada mais que um hobby. Isso não o impede de treinar com seu deck, saber o que fazer quando sua mão não vem na teoria marcada para seu deck, o que fazer na hora de sidear, e nessa hora, quem já jogou com e contra o deck pode ajudar muito!
Então essa é minha dica, divirta-se! Inclusive com o Magic.

3 comentários:

  1. Eu joguei uma temporada inteira de Werewolfs e sei quanto eu penei até sair o glorioso Huntmaster e quanto lamentei quando vi que em Avacyn vieram 2 Lobisomens bons e um deles nem joga no WW, mas foi como eu disse logo que cheguei na loja quando comecei com o T2 na Excalibur "Vou montar o Werewolfs, eu sinceramente nem sabia o quanto forte/fracos eram , mas por eles serem meus bichos favoritos", tive resultados deploráveis no começo , mas depois que você vai pegando as manhas e sempre mantendo em mente as jogadas que eu tinha feito e deixado de fazer, até o dia que eu peguei top 4 com ele, pronto já era uma conquista e tanto...e sabia que perdi ali por falta de side descente(preguiça), agora com mais tempo($) para investir em Magic estou pensando em listas mais legais com a ajuda da galera e sempre testando elas... Post Sensacional ;)

    ResponderExcluir
  2. post mto bom e é verdade, tanto que eu tenho alguns amigos que jogavam desde Alpha e reclamam que agora o jogo está muito técnico, demorado e chato, que a graça do magic é se divertir enquanto joga, claro, é necessário investimento e treino também só que, quantas vezes eu me diverti muito mais jogando com o meu pauperzinho de dano do que com o meu legacy que eu quase tive que vender a mãe pra pagar...

    ResponderExcluir
  3. Eu estou justamente nesse empasse. Em minha cidade tem uma boa galera que joga apenas para diversão, entretanto em cidades vizinhas existem campeonatos T2 de renome.
    Então, estou com um U/W Delver e um White Humans praticamente completos. O que me resta fazer, investir no competitivo ou ficar apenas no forfun?
    Post bacana, parabéns!

    ResponderExcluir