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quinta-feira, 26 de julho de 2012

Top 10 de Chaos War (Heroclix)


por Gustavo

No primeiro texto de Heroclix da Excalibur Cards, listarei e argumentarei sobre as 10 peças de Chaos War, coleção lançada no dia 11 de julho,  que mais chamaram a minha atenção. Critérios como competitividade, escultura e preço foram levados em conta para a criação do texto. Vamos a lista:

10° Avengers Prime




Avengers Prime traz os 3 grandes Vingadores em um único dial, isso já é o suficiente para que tenha espaço nessa lista. Por 400 ou 300 pontos, essa powerhouse traz uma das Traits mais agressivas do Heroclix. Usando-a para atacar 3 vezes no mesmo turno e até 6 quando combinada com Flurry nos cliques 5 e 6 aumentam a possibilidade de derrubar peças resistentes do oponente em um único turno. A peça ainda possui a nova habilidade Split, dando-lhe a oportunidade de trocá-la por peças listadas na carta da mesma. Apesar do ótimo dial, trait e special powers, a peça é alvo fácil de Outwit, o que a torna um pouco vulnerável. Felizmente com a nova ATA, Additional Team Ability, Secret Avengers, é possível protegê-la de Outwits pré-combate. Infelizmente essa belezinha é Chase, o que a torna mais difícil de adquirir em boosters e bastante cara, por isso a 10° posição a trindade da Marvel.

9° Mr Sinister


Nathaniel Essex é um dos maiores vilões dos X-men e teve nenhuma versão na coleção Giant-Size X-men, mas o campeão do Mundial de Heroclix 2011, Daniel Joynes, solucionou esse problema. Joynes queria utilizar uma equipe temática de Horsemen of Apocalypse com o vilão egípcio e vários cavaleiros, mas ele odiava a versão antiga do geneticista mutante e decidiu criar essa nova. 
A peça possui duas Trait: uma específica para equipes temáticas de Marauders e a outra defensiva. A combinação de Stealth, Shape Change de Trait e Impervious faz com que Mr Sinister seja resistente nos cliques iniciais. Sem contar, seu Special Power defensivo que o regenera como free action nos 4 cliques finais. Seu Special power no damage é específico para equipes temáticas, mas ainda vem com um perplex junto para melhorar ainda mais. 
Infelizmente a pontuação é muito alta para uma peça sem Willpower, Indomitable ou Cosmic Power, porém a mantém coerente ao personagem por completo. Felizmente ela não é broken como outras peças criadas (leia Nightcrawler) por campeões mundiais, mas é super rara. 

8° Genis-Vell


 
O filho do original Capitão Marvel é uma das powerhouses mais eficientes de Chaos War. Segundo relatos de jogadores americanos que o utilizaram no selado da coleção, Genis-Vell é tão eficiente quanto algumas Chases e Super Raras da coleção.
Por 200 pontos ou 208 caso você use a ATA Thunderbolts para acrescenatr alguma Team Ability da Marvel, a peça tem ótimas combinações de Running Shot + Pulse Wave e Hypersonic Speed + Steal Energy; sem contar com Outwit, Probability Control e seu Special Power insano que funciona como um Perplex duplo randômico. Essa habilidade remete-se a época em que a sanidade do herói estava aos cacos. Não é um Perplex muito confiável, mas pode ser bastante benefíco dependendo do número rolado no D6.
Com a possibilidade de entrar em jogo graças a habilidade Alter Ego de Rick Jones, Genis-Vell pode ser um ótimo Supporter. Ótimo pacote de habilidades numa peça incomum que será muito usada, por isso a 8° posição

7° Victoria Hand
A ex-braço-direito de Norman Osborn e atual auxiliar dos Vingadores possui Special Power e Trait excelentes. O Trait funciona bem apenas com equipes temáticas de Avengers - Keyword com mais peças do Modern Age do Heroclix - entretanto é ótima para uma peça de apenas 40 pontos com a S.H.I.E.L.D. Team Ability. Mas é a Special Power que realmente chama atenção. Poder colocá-la no time adversário e assim causar 1 de dano inevitável por turno em alguma das peças do oponente pode ser muito eficiente. Esse Special Power é referente à desconfiança que os Vingadores, principalmente o Homem-Aranha, tiveram com a presença dela no grupo.

5 ° Donald Blake
Quando enviado à Midgard por Odin, Thor tornou-se o mortal Donald Blake - um médico que ao bater um cajado com força contra o chão voltaria à sua forma asgardiana. O doutor é uma das melhores peças com a habilidade Support do Heroclix, principalmente por custar apenas 33 pontos e ter 11 de ataque nos dois primeiros cliques, facilitando o uso da habilidade curativa. Blake ainda pode transformar-se no Deus do Trovão a partir do segundo clique, basta escolher qual das versões do Thor você prefere usar - eu prefiro a do Fast Forces.

 
5° Wasp (Fast Forces)
A vingadora que deu nome à equipe tem uma ótima versão no set normal da coleção, mas a do Fast Forces consegue ser superior. Poder dar break away sem rolagem de dado por meio da Trait e Stealth nos cliques 1 e 2 a torna difícil de nocautear quando incluso à defesa inicial de 18 com Super Senses e Tiny Size, assim aumentando ainda mais a defesa contra ataques de longa distância. Ela é uma excelente Supporter devido aos cliques com Outwit e Perplex. Janet Van Dyne tem espaço garantido nas minhas esquipes temáticas de Avengers.

 
4° Dr. Doom and Kang

 

Dr. Doom and Kang 300
058
8
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
11 10 9 9 8 10 9 9 9 10
12 11 10 11 10 11 10 9 9 10
19 18 18 17 17 18 17 17 16 16
5 4 4 4 4 3 4 3 3 4

After Ultimate Power Give Dr. Doom and Kang a power action. Place them adjacent to the highest point opposing character on the map, then use the Duo Attack ability as a free action targeting that character for each attack.  
Inevitable Betrayal When this click is revealed for the first time in a game, stop turning the dial and choose Dr. Doom or Kang. For the rest of the game, even if this power is lost, this character now possesses and if you chose Dr. Doom, this character can use Outwit, or if you chose Kang, this character can use Probability Control. 

Eu adoro vilões e Kang e Dr. Doom são alguns dos meus favoritos no universo Marvel. Essa combinação de vilões no dial de uma peça Chase por 300 pontos só poderia ser explosiva, e o primeiro clique do dial mostra isso. Com a Team Ability Minions of Doom, a peça é capaz de copiar uma Team Ability de uma peça da sua equipe; minha preferência é por Mystics devido à grande quantia de redutores de dano em todo dial, mas ainda há outras escolhas boas. Os White Powers são muito bons; o de movimento permite que a peça com mais pontos do oponente não seja um grande problema caso acerte os ataques com Exploit Weakness dos cliques 2 e 3. O Special Power de dano é esplendido. Como já imaginado, Kang ou Victor von Doom trairiam o aliado quando fosse necessário e é isso que acontece. Eu normalmente escolheria ter Probability Control pelo resto do jogo, principalmente pela redução do ataque nos últimos cliques. Infelizmente, essa belezinha é Chase e será bastante cara.

3° Scarlet Witch
Wanda Maximoff, filha do terrorista mutante e atualmente X-man Magneto, irmã de Pietro Maximoff, também conhecido como Mercúrio, casada com o sintozóide Visão e causadora da extinção da raça mutante, essa é a vida caótica da vingadora Feiticeira Escarlate, uma das mutantes mais poderosas. Com custo de 75 ou 50 pontos, Wanda é uma excelente escolha para dar suporte para sua equipe. No primeiro clique, independentemente da pontuação, a feiticeira garante Perplex e Probability Control com seu Special Power Chaos Magic. A peça ainda possui Mystics, uma das melhores Team Abilities. Barrier e Energy Shield serão uteis para protegê-la de um possível nocaute prematuro. A maior diferença entre a escolha de pontos da peça é a habilidade Telekinesis no primeiro clique da versão para 75 pontos, algo que pode ser essencial para a estratégia da equipe.

2° Sentry and Void
 

Sentry and Void 300
057
11
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
10 10 9 9 8 8 8 8 7 7
11 11 11 11 11 10 10 10 10 10
18 18 17 17 17 17 16 16 16 16
5 5 4 4 4 4 4 4 3 3

Emergent Evil Sentry and Void can use Multiattack ability. Give Sentry and Void a power action if it has no tokens and replace it with #035 Sentry or #045 Void on the same click number. When the replacement character would be KOed, you may instead return this character to the map on click #10.  
Asgard Must Fall Once per game, give Sentry and Void a double power action. For the rest of the game even if this power is lost, elevated terrain is considered grounded hindering terrain. Deal Sentry and Void and each character occupying elevated terrain 1 unavoidable damage. 

Essa peça poderia estar na primeira posição facilmente, afinal ela é Broken, Muito Broken. Em alguns tópicos pela Internet já há alguns jogadores pedindo o banimento do Ventry/ Sentroid, como tem sido chamado. O motivo é o Multiatttack de Trait que permite ao monstrengo usar duas vezes no turno Hypersonic Speed ou, se preferir, apenas uma e aproveitar o Penetrating no segundo ataque. O Trait ainda permite que você o troque por Sentry ou Void de Chaos War, assim aumentando ainda mais a jogabilidade da peça. Veja o Dial dos das duas peças:




Utilizando as duas peças, o potencial do Ventry aumenta bastante, entretanto Sentry é raro, Void é super raro e Sentry and Void é Chase, o que torna a missão de jogar com 100% de poder mais difícil. A Special Power Asgard Must Fall é excelente, principalmente em mapas como Shadowland, onde há poucos quadrados de terreno não-elevado. O White Power é referente à conclusão da Saga O Cerco, originalmente The Siege, onde Asgard é destruída pelo poder incontrolável do Sentry - vale ressaltar que em algumas edições anteriores, o Sentry já havia rasgado ao meio o corpo de Ares. 
Por 300 pontos, a peça tem ótimo alcance, Cosmic Power de Team Ability e números altos em todo dial. Esteja pronto para vê-lo em muitos campeonatos.


1° Hawkeye
 

 
Sim, Hawkeye está a frente do Sentroid, afinal ele tem escultura mais bonita, preço mais em conta e muito mais fácil de usar em, equipes temáticas. Mas não é apenas isso. Clint Barton vem para ocupar a posição que era do Bullseye, uma das peças mais utilizadas no competitivo, mas que é agora peça apenas de Golden Age. 
Hawkeye tem 3 Keywords muito fáceis de montar equipes temáticas: Avengers, S.H.I.E.L.D. e Thunderbolts. A última ainda permite que com 8 pontos adicionais você escolha uma segunda Team Ability para que ele use junto a Spider Ally. Por apenas 98 pontos, temos uma peças com alcance 9, isso somado ao Running Shot inicial é equivalente a 13 de alcance com 3 alvos diferentes. Para facilitar o acerto do ataque, Hawkeye possui Sharpshooter e 12 de ataque inicial. Defensivamente, o arqueiro é falho. Com 17 de defesa e Willpower, um ataque certeiro pode deixá-lo nos últimos cliques ou derrubá-lo muito cedo. A melhor tentativa é melhor posicioná-lo para aproveitar o Stealth. Seu White Power de ataque é eficaz por não precisar causar dano para colocar action token nas peças do oponente, e acertar o ataque com essa peça não é uma tarefa árdua. Ele é apenas raro, tornando muito fácil o acesso a peça.

Essa é a lista. 

Esse é apenas nosso primeiro texto sobre Heroclix; caso tenha dúvidas ou apenas odeie a lista que foi montada, comente!
A loja já possui os produtos de Chaos War. Jogamos de terça pela noite, então apareça e jogue com a gente!!

Abraços!!!

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