Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

UR 8 Posts pauper

Por Fê "Rocker"

Recentemente o Roger fez um post com várias listas paupers e algumas delas ele comentou mais profundamente em posts separados...
Dessa vez, eu venho comentar um dos meus decks favoritos do formato: O UR 8-Posts



Criaturas [2]
1 Mnemonic Wall
1 Ulamog´s Crusher

Instantâneas [15]
4 Condescend
1 Staggershock
4 Prohibit
3 Mystical Teachings
1 Muddle The Mixture
1 Capsize
1 Lightning Bolt

Feitiços[12]
3 Firebolt
2 Rolling Thunder
2 Flame Slash
1 Arc Lightning
4 Compulsive Research

Artefatos [7]
4 Prophetic Prism
3 Expedition Map

Terrenos [24]
4 Cloudpost
4 Glimmerpost
3 Izzet Boilerworks
7 Island
5 Mountain
1 Bojuka Bog

Pessoalmente, creio ser este um dos melhores decks do formato.
O deck tem as ferramentas para ganhar de qualquer outro deck importante do cenário, contanto que bem utilizadas. Basicamente, é o tipo do deck que só perde para o próprio piloto.

Explicando o Gameplay.
A idéia do deck vem da combinação entre os 2 terrenos “locais”: Cloudpost e Glimmerpost.
Dessa combinação, o deck extrai quantidades altas de mana, permitindo-o usar mágicas de alto custo turno após turno, e uma quantidade razoável de ganho de vida, sendo o objetivo primário acabar o jogo com um Rolling Thunder equivalente à vida do adversário.

A partir daí, a escolha das mágicas do deck fica dividida entre: Remoções, Counters, Cantrips e Criaturas, como praticamente qualquer control.
Se dividirmos a análise do deck em cada uma dessas “partes”, fica mais fácil visualizar o gameplay. Vejamos:

Remoções:
1 Staggershock
1 Lightning Bolt
3 Firebolt
1 Arc Lightning
2 Flame Slash
2 Rolling Thunder*

Totalizando 8 burns, o deck traz uma quantidade aparentemente muito alta de removals.
Acontece que cada uma dessas remoções, com exceção do Flame Slash, podem perfeitamente serem mirados diretamente na vida do oponente, à cada turno, para diminuir a quantidade de mana a ser gasta no Rolling Thunder que terminará a missão.
Pense que para causar 6 no oponente, de Thunder, seriam necessárias 8 manas... Mas se eu der um Lightning Bolt no meu oponente antes, diminuo a quantidade para 5 manas!
-“Mas então por que o flame slash?”
Porque temos o affinity como um deck muito presente no pauper, ainda. De forma que é sempre bom ter algum método de lidar com o Impositor Myr. O ideal, sem dúvidas, seria que todos os Burns pudessem ser usados no jogador também. Mas considero o Flame Slash um mal necessário.
-“Só 1 Lightning Bolt?”
Sim, pois ele serve apenas para alguma emergência... Seja para ajudar na contagem do Rolling Thunder, seja pra compor uma remoção rápida para alguma criatura extremamente relevante.
Além disso, o Mystical Teachings vai buscá-lo, qualquer coisa.
-“Se o Rolling Thunder é pra matar o cara, por quê está aqui como burn?”
Porque o deck tem 2 justamente por isso. As vezes vai ser necessário dar uma limpada na mesa, para manter-se vivo.

Counters
4 Condescend
4 Prohibit
1 Muddle The Mixture

9 Counters podem também parecer um número alto, mas são perfeitamente justificáveis também.
O Condescend funciona também como quase que uma cantrip. Ele organiza seu topo e procura o que você precisa, de forma que pode ser usado para atrapalhar qualquer mágica aleatória do oponente.

O Prohibit é um excelente counter para o inicio da partida, e no fim torna-se uma proteção para o seu Rolling Thunder, na forma de um hard counter contra counters.
Além disso, será difícil encontrar, no pauper, mágicas altamente relevantes com custo de mana maior que 4.
E o 1 Muddle The Mixture solitário serve, também, para proteger o seu combo (contra um condescend inimigo, por exemplo) e para buscar o próprio Rolling Thunder. Ou mesmo um Prophetic Prism, para "deszicar" a base de mana.

Criaturas
1 Ulamog’s Crusher
1 Mnemonic Wall

Aqui fica fácil explicar. Com a combinação dos posts é facílimo pagar o custo em mana dessas duas criaturas.
Usa-se apenas 1 de cada pois:
Crusher: Quando o crusher tomará uma remoção? Ainda mais com a quantidade de counters que você tem? Um só faz o trabalho, acreditem.
Mnemonic Wall: Ela é muito mais um recurso do que uma proteção... Você vai usá-la quando precisar urgentemente recorrer alguma mágica perdida, como quando você foi obrigado a gastar os 2 Thunders do baralho.

Cantrips
4 Prophetic Prism
4 Compulsive Research
3 Expedition Map

(Nota pessoal da Excalibur = Cantrip é um termo usado pelos jogadores de Magic para representar geralmente mágicas no geral de custo de mana leve, com algum efeito relevante, e que "não gaste carta da mão", seja comprando, voltando à sua mão, etc.)

Teoricamente, os artefatos nem ao menos poderiam ser chamados de cantrips... mas neste deck, este é o papel que mais se aproxima ao que eles cumprem!
O Prophetic Prism "deszica" a sua cor de mana, é buscável pelo Muddle e ainda funciona como uma cantrip. (Ver depois, nota sobre capsize)
A Compulsive Research tem utilidade óbvia, como excelente draw. Basta ver a quantidade alta, para o padrão do formato, de terrenos..
Os Expedition Maps resolvem o problema de encontrar os posts. Eles buscam qualquer terreno no deck para colocar em sua mão. (Para quem tem a versão em português da card, ela sofreu uma errata. Ela busca qualquer terreno, não só terrenos básicos!)

Outros:
3 Mystical Teachings
1 Capsize

Mystical Teachings dispensa apresentações. É o melhor “tutor” do formato, e busca a maior parte das cartas importantes do deck.
Já o Capsize, apesar de ter qualidades bem conhecidas, produz efeitos incríveis no deck.
- Precisa controlar o jogo? Capsize em alguma permanente chata, depois nos lands do adversário. Com a grande quantidade de mana gerada pelos posts, fica facílimo conjurar o Capsize com buyback até duas vezes no mesmo turno.
- Está quase morrendo? Capsize nos seus Glimmerpost e continue o ganho de vida todo turno.
Dificil perder pra aggro assim.
- O jogo está controlado, mas você não tem kill condition? Capsize no seu Prophetic Prism.
Caste-o todo turno, para comprar mais cartas!
- Enfrentando estratégias de utilização do cemitério, como o BG madness? Capsize no Bojuka Bog,
e use-o novamente a vontade!
Acho que deu pra pegar a idéia, certo? Capsize é a chave deste deck!

Tendo explicado as mágicas, vou dar uma visão bem geral sobre os matchs jogados com este deck, para não me extender tanto.

- vs Goblins


Apenas se mantenha vivo. Use os Burns sempre, e tente manter sempre um prohibit pronto para o bushwhacker. Se agüente até que ele diminua o número de cartas na mão e o jogo está ganho. Aproveite ao máximo os Glimmerposts! Also, Arc Lightning brilha muito neste match!

- vs BG Madness

Match difícil, mas perfeitamente “ganhável”. Tortured Existence de turno 1 é um saco... Mas apenas mire seus Burns nas criaturas que representam discard outlets! (Wild Mongrel e Sabujos Vampiros) e você está feito. Flame Slash brilha aqui, obrigando o deck a descartar demais, se quiser manter suas principais criaturas vivas. Não tente ganhar o Match de Crusher, pois o deck produz blocks de rizowallas infinitos. Tente também ter o bojuka bog pronto em sua mão. Pois com 2 Golgaris em mãos ou no grave, e Tortured Existence em jogo, o deck faz 2 de vida para cada mana preta que tiver. Assim, use o Bojuka assim que o oponente se tapar com os largartinhos no grave, esperando pra dar dredge. Se ele não o fizer, Capsize no
encantamento e counter na volta.

- vs Affinity


Tenha cuidado apenas com o Atog, se usado, e o Myr Enforcer. Basicamente, tenha cuidado com as criaturas que o ameacem com um clock muito rápido. Essas serão seu principal objeto de counter. Esse match é bem ganhável de Crusher, então tente encaixar um rapidamente.




- vs Burn


Partida bem tranqüila. Gaste seus counters nos Burns, sem medo, atentando apenas à um possível Flame Blast. Junte seus terrenos Locus e, daí pra frente, é só abusar do Glimmer.
Também é bem mais fácil vencer esse match de Crusher. Apenas tenha o cuidado de mulligar as mãos que vierem com muitos Burns, pois são praticamente inúteis neste match.

Um comentário: