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domingo, 18 de dezembro de 2011

UB Faeries Pauper

por Fee Rocker

Quem me conhece pessoalmente conhece o quanto eu gosto do formato pauper. É um formato extremamente skill-intensive, que nos dá a possibilidade de jogar com várias das cartas que sempre gostamos, eficientemente. Não bastando, é um formato barato onde todos os jogadores têm reais chances de competir, independente da possibilidade de comprar um playset daquela mítica de R$ 80.

Dito isto, vim defender o próximo deck que você deveria usar. O UB Faeries:


Creatures [18]
Spellstutter Sprite
4 Cloud of Faeries
4 Pestermite 
2 Deep Hours Ninja

Instants [20]
4 Rune Snag
2 Counterspell
4 Recoil
4 Brainstorm
4 Agony Warp 

Lands [22]
12 Island
Swamp

Uma vez que aqui mesmo no blog já discutimos vários bons decks, me sinto na obrigação de responder: Por que alguém deveria usar esse deck? Aqui vão os pensamentos que me incentivaram a construí-lo, talvez isso responda a pergunta.

1 - Brainstorm.

Certamente, qualquer deck com Brainstorm vai me chamar a atenção. É uma carta que exige muito da habilidade do jogador, e a recompensa maravilhosamente. Provavelmente eu precisaria de um artigo inteiro para discutir os benefícios do Brainstorm... Vou ser breve e esclarecer que ele não é simplesmente uma cantrip. Enquanto você vai querer usar a maioria das suas cantrips no início do jogo, para esculpir uma mão boa o suficiente para ganhá-lo, o Brainstorm fica melhor quanto mais você espera para usá-lo. Ele é uma carta que funciona a partir da informação que você colheu na partida, pois esta informação te guia na decisão de quais cartas manter em sua mão.


Além disso, o Brainstorm melhora ainda mais diante da qualidade das outras mágicas que você usar em seu baralho. E eu acredito que as mágicas aqui usadas são bem fortes para o formato analisado.

2 - A falta de mass removals no formato.

Considerando que não temos que nos preocupar com Cóleras de Deus ou Dias do Julgamento, no pauper, não há problemas em tentar ganhar o jogo com um monte de criaturinhas de poder 1 ou 2. E quando essas criaturas têm voar, fica melhor ainda! Pois você faz um exército de pequenos voadores causando um dano contínuo turno após turno.

O mais próximo de um mass removal que temos no formato são as mágicas de 3 manas, de cada cor, que causam 1 de dano a cada criatura. Essas mágicas são facilmente anuláveis e/ou contornáveis pelo deck. Um deck que se basear em uma carta dessas para virar o tempo a seu favor, vai ter que se virar para contornar os seus counters e as suas spellstutters. Até lá, você provavelmente já estará em posição favorável o suficiente.

3 - Flash + Instants.

Com a exceção do Ninja, todas as criaturas do deck têm flash. As mágicas, por sua vez, são instants. Isso melhora em muito a qualidade das suas anulações, pois turno após turno você pode passar com suas manas desviradas e escolher, ao fim do turno do oponente, se vai anular uma mágica dele ou fazer uma criatura.
Basicamente, aproveitei o mesmo princípio base do deck “Fadas” quando este era T2.

4 - Tempo.

O deck é aggro/control/tempo. É uma combinação que considero fortíssima quando dispõe das ferramentas necessárias.

-Você tem a possibilidade de jogar de maneira mais agressiva, conjurando todas as suas criaturas e se protegendo com suas anulações;
-Você pode jogar mais conservativamente, anulando algumas mágicas, dando removals em algumas criaturas e, só depois, jogando as suas;
-Você pode ainda impor um clock razoável e apenas não permitir que o adversário tente
competir com você.


Dito isto, vamos a algumas curiosidades por trás da escolha de cartas para o deck.

- Rune Snag:

A spell é simplesmente bem melhor que Mana Leak. Como a base de mana do formato não permite a segurança de fazer UU ou UB no turno 2, preferi usar este em maior número e counterspell em menor.
Importante ressaltar que os jogos do formato tendem a durar mais do que pretendemos, de forma que é bem mais importante anular uma mágica essencial no fim do jogo, do que anular alguma mágica aleatória no início. Dito isto, Rune Snag de turno 2, mesmo assim, não é uma jogada ruim. Pois melhora a qualidade das demais Rune Snag que você comprar posteriormente. Apenas tenha cuidado ao medir o valor da mágica que estiver anulando.

- Call to Heel:

Porque suas criaturas têm muita qualidade comparadas às demais do formato. Elas tem evasão, disparam efeitos ao entrar em jogo, que possibilitam vários truques para a fase de combate, e melhoram a qualidade da Spellstutter de protegê-las, conforme acumulam.

Assim, use o Call para evitar aquele removal chato. Voltando sua criatura para sua mão, o que possibilita reusar o efeito que ela tiver ao entrar no campo de batalha, e ainda comprando uma carta no processo. É maravilhoso!

- Recoil:

A carta é simplesmente absurda. Ela até poderia sim ser substituída por outro bounce, vide Vapor Snag... Mas a card advantage absurda que ela proporciona ainda a deixa na vantagem. Repararam que ela pode ser conjurada dando alvo em terrenos? Se o cara tem 3 cartas na mão e você usa Recoil em um terreno básico dele, considerando a base de mana difícil do formato, no passe... Pode ter certeza que ele vai ter que pensar muito no que descartar!
Mas, na maioria das vezes, você vai usar o Recoil para tirar da frente alguma criatura voadora com resistência maior que 2.

- Deep Hours Ninja:

Além dele ser incrível por si só, nesse deck ele funciona maravilhosamente bem. Devolvendo suas criaturas para a mão, você tem a oportunidade de reusar os efeitos de cada uma, da Spellstutter principalmente. Fora o fato de que, por ter “voar”, elas facilmente atacam sem ser bloqueadas, permitindo o uso do ninjutsu muito facilmente.

Além disso, um Deep Hours atacando significa uma vitória quase certa. Especialmente contra decks como o Burn ou o Goblins. Nesses matchs, você pode trocar suas criaturas e mágicas em 2por1 e até 1por1, contanto que guarde o ninja para sobreviver no late game.

As demais mágicas são de explicação óbvia, uma vez que já discuti o objetivo e o plano do deck.

Assim, recomendo fortemente testarem essa lista! É divertidíssima de se usar e tem as ferramentas necessárias para se colocar muito bem no metagame do pauper.

No mais, sintam-se a vontade para comentar a lista, sugerir modificações ou mesmo conversar a respeito. Estou sempre disponível pelo Facebook!

5 comentários:

  1. thieving sprite nao seria uma adição interessante ao deck??? por mais que nao tem flash, na pior das hipóteses sera uma liliana specter (por mais que nao jogaria uma delas sem 1-2 fadas em jogo quase que abrindo a mão do oponente toda)

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  2. que side você recomendaria pra esse deck? abraço

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  3. Então galera, por partes:
    -Quanto ao thieving sprite, acho que existem adições mais fortes que ele, se quiser incluir descartes...
    Isso porque 3 manas em sorcery speed é um custo meio alto pro deck, saca? Eu uso descartes no side, apenas, e uso mágicas mesmo.
    -Quanto ao Side, é bem relativo ao ambiente... Atualmente eu estou com a seguinte configuração:

    3 Hydroblast
    4 Duress
    2 Diabolic Edict
    3 Faerie Macabre
    3 Last Rites

    Mas eu consigo me ver fazendo pequenas modificaçõezinhas, dependendo do que eu esperasse de um ambiente...

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  4. a pergunta principal: quanto sai essa lista?

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    Respostas
    1. Esse deck sai um pouco menos de 50 reais pra montar, contando que você tenha que comprar todas cartas.

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