Pesquisar este blog

sábado, 11 de junho de 2011

Decks com orçamento limitado!

Esse post tem a finalidade de apresentar um projeto que planejo postar sempre que possível, a ideia aqui, é mostrar que é possível montar baralhos que não estourem o orçamento do jogador e que sejam competitivos, ou seja, que é possível ganhar um FNM ou qualquer outro torneio T2 que você jogar.

A lista que desenvolvi e todas as que pretendo apresentar, mostram apenas uma sugestão inicial, e nenhuma lista que eu apresentar nessa coluna, irá ultrapassar o limite de R$100,00 para TODO o baralho, se o jogador quiser alterar alguma coisa, colocar algo mais caro depois, o deck poderá ficar ainda mais competitivo, vamos lá!

O nome do deck é "Artefatos temperados"

Alguns jogadores jogaram há muito tempo atrás na edição de Mirrodin, com a temida habilidade "afinidade por artefatos", onde era possível em poucos turnos encher a mesa com criaturas relevantes e matar seu oponente rapidamente. A volta do bloco de Mirrodin fez com que muitos jogadores temessem tal habilidade, e todos estavam tranquilos pois achavam que estavam a salvo de um deck tão rápido, eles estavam enganados.

A lista conta com nada menos que 24 mágicas que custam 1 ou 0, ou seja, você pode literalmente colocar as 7 cartas da sua mão inicial em jogo, o que por sí só jé é sensacional e coloca uma pressão absurda em seus oponentes!

Memnito e Ornitóptero: O fato de os dois custarem zero já é relevante, atacarem e defenderem MUITO com o aço temperado, é relevante, serem incolores e não sofrerem com as proteções do Caw-go, tornam os dois uma dupla infernal!

Legionário de Porcelana e Eskirge da Câmara: Essa dupla pode parecer assustadora quando pensamos em pagar vida para colocá-los em jogo na velocidade que precisamos, mas com o crescimento de infects, controles, etc no atual T2, a vida em si não tem contado mais para ver quem é o vencedor, a partida tende a estar decidida antes de alguém chegar a 0 pontos de vida, e no caso do legionário de porcelana, se ele vier após o seu terceiro terreno, você poderá  conjurá-lo normalmente, e lembrando que com um aço temperado, teremos uma criatura 5/3 iniciativa e uma 3/3 voar vínculo com a vida!

Recruta Fervoroso, Chamado do Mestre e Despachar: Essa lista naturalmente entra em maestria com metais facilmente, e essas cartas ou nos ajudam a entrar quando precisamos, ou se beneficia DEMAIS da maestria, uma criatura por uma mana 3/3 é assustadora, colocar duas criaturas 3/3 instantâneas (atingindo o metalcraft na maioria das vezes), colocando o marcador no altar, é absurdamente forte, e o despachar é a melhor remoção específica já feita, veja bem, a espada da Guerra e Paz já não tem visto muito jogo com a entrada do Crânio-Marreta, você EXILAR uma criatura, sem nenhum tipo de prejuízo, por uma mana, é absurdo!

Santuário das Legiões Leais, Ídolo de Falcão Cintilante e Magibomba da Origem: Esse trio aqui é quem te faz voltar de uma remoção em massa contra partidas contra deck control (que no geral serão fáceis, poucas pessoas aguentam 20, 25 de dano em 4 turnos), o santuário é um monstro, colocando 5, 6 ou mais fichas 1/1 ou maiores com Aço Temperado, o ídolo do falcão bate 2/2 (ou mais!) voar todo turno, não sofre com remoções em massa e atinge a Maestria com metais. A magibomba coloca ficha, atinge a Maestria e ainda te dá uma compra!

Agora imagine isso tudo sendo potencializado com Aço Temperado!



Jogando com o deck:

Criaturas 20:
4 Recruta Fervoroso
4 Memnito
4 Ornitóptero
4 Legionário de Porcelana
4 Eskirge da Câmara

Mágicas e Artefatos 22:
4 Aço Temperado
4 Santuário das Legiões Leais
4 Chamado do Mestre
4 Despachar
4 Magibomba da Origem
2 Ídolo de Falcão Cintilante

Terrenos 18:
18 Planícies


Essa lista é extremamente agressiva, no geral você não precisa se preocupar muito, tudo aquilo que custa 1 ou 0 é colocado e bate rapidamente no oponente, a lista em sí é tão rápida, que o oponente nem tem como matar ou destruir todas as ameaças, então no geral você ganha o jogo por essa pressão toda.

A partida só é (e precisa ser!) um pouco diferente contra decks que controlem, com contra-mágicas, isso porque o Aço Temperado e o Altar são os seus maiores aliados e eles não podem ser anulados, portanto, o ideal é colocar pressão com criaturas como Legionário de porcelana e Recruta Fervoroso, e no passe conjurar um Chamdo do Mestre, se o oponente não anular, ele perde, e se ele anular e o Aço Temperado entrar, você ganha! É um verdadeiro cheque mate!

Essa lista toda sai por apenas R$74,90 hoje na Excalibur cards, caso queira acrescentar alguma coisa para deixar seu baralho melhor e aumentar o orçamento, eu sugiro colocar 2 ou 3 mox de opala.

Por hoje é só pessoal, espero que gostem da lista! E escrevam comentários!

Obrigado ao Raphinha, Samba, Jaime, Anderson e Thiagão por terem testado comigo essa lista!

7 comentários:

  1. ...Ia falar das Mox Opala, agora mesmo.
    Acho justo dizer que esse deck é tão aggro a ponto de deixar o Renascimento Kuldotha no chinelo. Não que o segundo seja ruim, mas é que o Aço Temperado, além de dar uma capacidade agressiva impressionante, ainda te dá uma capacidade grande de defesa, o que pode ser a diferença vital contra outro aggro.
    Acho digno contar que eu tenho uma lista muito parecida, tirando os Ídolos, os recrutas Fervorosos, e mais algumas coisinhas, pra colocar criaturas não-tão-budget. Por exemplo, o Supervisor de Aço, que dá uma consistência assustadora, mesmo sozinho, e a Massa Quimérica, que tem o mesmo efeito que o Ídolo, só que mais forte... E sem precisar da mana específica.
    Note também que eu uso três Mox de Opala, e por puro preciosismo, faço minha base de mana ser Azul e Branca, para colocar dois Stoic Rebutal e um Mana Leak no Main Deck, mais dois Stoic e outro Mana Leak no Side...

    ResponderExcluir
  2. Zona de Guerra Disputada e Signal Pest, entrariam muito mais sinergicamente no deck e não passariam do limite de R$ 100,00 reais.

    ResponderExcluir
  3. Bem que eu gostaria de ter umas Mox Opala, mas nem no meu Kuldotha eu uso, são carinhas. Na minha opinião o Falcão Cintilante joga muito mais que o Recruta Fervoroso. Já possuo a maioria das cartas,meu projeto esta assim:

    Criaturas 24:
    4 Peste Sinalizadora – Tenho 4
    4 Memnito – Tenho 4
    4 Supervisor do Aço – Tenho 4
    4 Homúnculo Real
    4 Eskirge da Câmara 4 Legionário de Porcelana

    Mágicas e Artefatos 16:
    4 Aço Temperado
    3 Santuário das Legiões Leais - Tenho 1
    3 Chamado do Mestre – Tenho 2 2 Massa Quimérica – Tenho 2
    4 Despachar – Tenho 1

    Terrenos 18:
    16 Planícies - Tenho todos Terrenos 4 Zona de Guerra Contestada - Tenho 4

    Side:
    4 Oferenda Divina – Tenho 2 4 Magibomba da Origem
    2 Ídolo de Falcão Cintilante 4 Myr Temerário

    E para quando for jogar casual:
    Substituo Planícies por 4 Covil Antigo
    e 4 Chapeamento Craniano - tenho os 4, que entram no lugar de dos 4 Supervisor de Aço.

    Pretendo montar este Deck até semana que vem...
    Alguma opinião seria legal...
    - Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Peste Sinalizadora acabou entrando no deck dias depois de ter idealizado a lista, na verdade saíram 2 planícies, e 2 ornitópteros para a entrada do set de signal pests.

    O supervisor do aço, eu acredito que não tenha a velocidade que o deck precisa, mas o deixaria mais consistente.

    E o limite de R$100,00 é meu teto, o ideal seria deixar o deck ainda mais barato, estou trabalhando em uma lista mono red que não irá passar dos R$50,00 por exemplo.

    Obrigado pelos comentários! Comentem também na nova publicação!

    "É muito legal ficar na Excalibur cards! Vem pra cá!"

    ResponderExcluir
  5. O supervisor do aço, não ajuda na velocidade mas em caso de late game ajuda e muito! Ainda sobraram cartas em estoque para montar este deck ?

    ResponderExcluir
  6. Ignorando completamente a proposta de R$100,00 ser o limite, eu não paro de bolar formas de melhorar este deck. Adoro decks aggros e minha cor favorita é o branco! Aqui vai minha versão vitaminada que pretendo montar:

    "Artefatos Temperados 2.0"

    Criaturas 22:
    4 Homúnculo Real 4 Peste Sinalizadora
    4 Memnito
    2 Ornitóptero
    4 Legionário de Porcelana
    4 Eskirge da Câmara

    Mágicas e Artefatos 20:
    4 Aço Temperado
    4 Santuário das Legiões Leais
    3 Chamado do Mestre
    4 Despachar
    3 Mox de Opala
    2 Massa Quimérica

    Terrenos 18:
    16 Planícies
    2 Zona de Guerra Contestada

    Side:
    4 Oferenda Divina 4 Supervisor do Aço
    2 Ídolo de Falcão Cintilante 4 Myr Temerário

    Por favor comentem minhas alterações no deck. Eu já possuo algumas das cartas mas eu gostaria de comprar todas as cartas restantes (que não possuo)com vocês da excalibur. Só as Mox de Opala que podem esperar algum tempo, rs ...elas também seriam usadas no meu deck Kuldotha, mas encareceriam muito o valor total do deck.
    - Rodrigo

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida Mox deixa o deck em um nível mais alto.

    Não testei o terreno porque o ambiente aqui é bem agro, como é o seu ambiente? E acho que 4 masters maindeck é a boa, talvez deixaria 3 shrine of loyal legions no md e 1 de sb contra control...

    ResponderExcluir