Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Explicando o Caw-Blade

Por Antônio "Rocker" Fellipe.


Inicialmente, vou tentar quebrar em pedaços a lista do caw-blade (Doravante, CB)

Nosso querido CB é um control/aggro/tempo, e por quê ele é assim tão forte? Olhemos a lista:

 Falcão do Esquadrão: Provavelmente a melhor carta pro deck. Sério (que criatura injusta pro arquétipo ):
O maldito Squadron:
- Não deixa que meu adversário faça um planeswalker com segurança
- Proporciona defesa o suficiente para que consiga fechar o jogo de Gideon, ou consiga fazer o meu mindsculptor sem medo de perdê-lo pra um ataque !
- Faz com que o deck consiga manter um postura agressiva.  Obviamente, não tão agressivo quanto um deck que seja orientado para esta direção (Monored? Vampires?), mas agressivo o suficiente pra se manter na frente de outro control, no mirror.
- Tem evasão. Em um formato onde os jogos estão sendo decididos a partir das pancadas com espada trocadas no jogo... só pode ser bom fazer um bicho com evasão! E se ele tomar uma remoção? Tem os irmãozinhos dele, que ele mesmo buscou.

Místico Litoforjador: Embora o preço dela tenha disparado, acho que ela sempre foi injusta... Acho que o caw-blade nem é o deck que melhor usa a “lady gaga”, ela que é injusta mesmo, tutora o equipamento que eu preciso, deixando um corpo justo na mesa... joga pra mesa o meu equipamento tutorado, no passe, sem poder ser anulado.. uma vez equipada com uma espada, não morre mais pro Raio...

Espada de Banquete e Fome: Devastadora contra o control ! Embora não tão relevante assim contra o aggro...
Enfim, permite que o CB mantenha uma postura mais agressiva sem precisar se tapar todo turno, e ainda promove Card/Tempo advantage, que são irreversíveis conforme a espada alcança o destino duas ou três vezes.
Veja, eu diria que as partes mais importantes no turno do jogador são a fase de compra, a principal e a fase de combate...
Quando a espada atinge o oponente, ele descarta e você desvira os lands, certo?
É como se ele pulasse uma draw phase, e você jogasse outra main phase
Percebem que isso passa muito perto de um timewalk?

Crânio-Marreta: Injusta!
Um bicho 4/4, vigilância, vínculo com a vida, que volta pra mão pra ser re-usado, por 5 manas é muito bom, certo?
E quando a stoneforge o joga no passe por 2 manas? Só pode ser bom!
Fato é que ele também ajuda na postura agressiva do deck e de quebra não permite que os aggros pressionem demais o CB~
Kit Azul (Jace, o Escultor de Mentes, Fuga de Mana, Preordenar): Acho que não preciso comentar o quão boas são essas mágicas, certo?
Vou apenas acrescentar aqui ao conhecimento comum que o preordain funciona melhor ainda no caw-blade por conta da próxima mágica.


Perfurar Mágica: Quando as suas duas mágicas mais relevantes são curva 2, um counter de uma mana é muito relevante! Drop 3 eu consigo fazer stoneforge e ainda anular um cultivate!
O único drawback de usar vários Spell Pierce no deck é a possibilidade de comprá-los no late game.. mas nosso amigo preordain não permite que o deck cometa esta falha! (Ainda assim, acho que a quantidade ideal de spell Pierce no deck é 2, assim conseguimos aproveitar melhor o Jace e o Preordain!)

Desmembrar: Aaaaah, é o que eu sempre senti falta no deck!
Remoção de uma mana em instant speed que mata qualquer criatura relevante no formato? Como se o deck já não fosse bom o bastante antes dele...
Os 4 de vida são completamente irrelevantes, uma vez que os jogos no T2 raramente estão sendo decididos por corrida aos pontos de vida... ao contrário!
Ou um titã verde atacando te mata de uma vez só... ou um falcão equipado faz com que o oponente forme uma vantagem irreversível na mesa... Ou um Exarca jogado no passe te mata de uma vez só, sendo irrelevante quanto de vida você tem!
As únicas partidas onde os 4 de vida realmente fariam falta seriam vampiros e boros...
Mas contra estes 2 decks, pior seria ficar sem o dismember!
Ou então, como lidaríamos eficientemente com aquela kalastria? aquele geopede prestes a ser equipado?

Gideon Jura: Acho que fora o Mindsculptor, esse é o melhor planeswalker já feito!
Serio, acho que nem o Ajani Vengeant se compara...
O maldito segura o aggro facilmente, incomoda demais o control e ainda ganha o mirror!
O único match onde ele é ruim é contra o splinter-twin...
Mas até aí, até o mindsculptor não brilha tanto assim nesse match.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. uma carta q eu coloquei no deck e achei muito forte e o desprezador de magicas no mirror faz estrago voce ja testo essa ??

    ResponderExcluir