Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Analisando o Standard "RG Werewolves"

por Gustavo.

Com a chegada de Dark Ascension, todas as tribos do bloco tiveram upgrades consideráveis e com isso criaremos listas para tentar fazer com que as tribos tenham maior jogabilidade no formato padrão. Começaremos pelos lobisomens, tribo que possui a melhor carta de criatura da coleção mais recente, Huntmaster of the Fells.
 
4 – Vagamundo Inconsequente
2 – Prisioneiro Mordido
4 – Zênite do Sol Verde
4 – Trilha de Arco Elétrico
4 – Incinerar
2 – Nascer da Lua Cheia
4 – Prefeito de Avabruck
2 – Patrulheiro do Amanhacer
4 – Lobo Obstinado
4 – Mestre de Caça da Derrubada
2 – Garruk Implacável

4 – Desfiladeiro da Linha de Cobre
4 – Penhasco do Raizame
2 – Toca do Lobo de Kessig
8 – Floresta
6 – Montanha

A lista acima foi testada contra Burning Vengeance, Delver com Pike, Wb Tokens, Tempered Steel, RDW, GW Tokens, Solar Flare e Grixis Control. A partir desses testes, fundamentamos nossos argumentos.

 Vagamundo e Prisioneiro – Os drops 1 necessários para um bom começo de jogo. Waif agride bastante desde que transforme o quanto antes, fato um pouco difícil no atual ambiente, mas que pode ser contornado com um equilíbrio de jogadas no seu turno. Captive não tem problema algum ao não se transformar, devido a sua habilidade ativada. Ele consegue ser bom no mid game contra criaturas como Blade Splicer. Muitos sugerem a troca por Young Wolf, mas não consigo ver vantagem, fora o undying, nessa troca.

 Trilha de Arco Elétrico e Incinerar – Os Burns ideais para lidar com as criaturas utilizadas no formato. Arc Trail normalmente será dois por um ou eliminando o drop 1 do oponente que lhe trará problemas se continuar em jogo e ainda causar 2 de dano ao adversário. Incinerate tem eficácia contra alguns planeswalkers, lida com criaturas com maior resistência e ainda permite que você o use no turno do oponente, lhe dando a oportunidade de transformar seus lobisomens.

 Nascer da Lua Cheia e Prefeito de Avabruck – Os drops 2 do deck, mas há uma grande diferença entre qual deve ser feito primeiro quando os dois estão na mão. O encantamento precisa entrar em jogo antes do Mayor para que ele tenha uma proteção extra e ainda auxilia o possível drop 1 conjurado anteriormente. Além disso, a carta é importante contra os mass removals do ambiente que lidam facilmente com o deck, principalmente Ratchet Bomb.
Mayor é eficiente como lord, fica com uma resistência boa quando transformado e lhe dá gás na partida colocando os tokens de lobo.

 Patrulheiro e Obstinado – O primeiro é excelente contra Delver e Inkmoth, caso transformado torna-se um removal excelente para criaturas como Bladehold. Immerwolf serve apenas para aumentar poder e resistência das criaturas, afinal o fator de transformação em humano torna-se útil com Huntmaster of the Fells. Além disso, é ótimo de ser buscado com Zenith.


Mestre de Caça e Garruk – Huntmaster é excelente. Ele lhe dá pontos de vida ao entrar em jogo e mais um corpo 2/2. Se você conseguir mantê-lo em jogo e administrar as transformações ao seu favor, a carta é capaz de lhe proporcionar exatamente o necessário para alcançar a vitória. Os dois de dano em jogador e criatura facilitam contra boa parte dos planeswalkers e mata boa parte das criaturas do formato. Se deseja jogar de lobisomens, essa carta é essencial.
Garruk é muito bom por lhe criar criaturas todo turno, que ainda podem receber poder e resistência extra dos lords. Caso transformado, continua gerando lobo e auxilia como tutor das criaturas necessárias.

 Zênite Verde – Carta indispensável. Ela coloca em jogo quase todas as criaturas do deck, pode buscar o lord que você precisa para fechar a partida, pode buscar uma criatura do side que possa fazer diferença na partida - Tree of Redemption, por exemplo – e é muito boa no late game, parte da partida em que o deck costuma enfraquecer bastante.

Nos testes feitos, o deck sofre contra controls ao não encaixar Full Moon no turno 2, tornando-se facilmente frágil aos mass removals, principalmente Slagstorm e Ratchet Bomb. Grave Titan, Wurmcoil Engine e Elesh Norn, Grand Cenobite são as criaturas com maior capacidade de virar a partida a favor do adversário. Em compensação, os matches contra aggros e aggro-controls foram tranquilos. Arc Trail e Incinerate dão muita segurança, enquanto os Huntmaster normalmente garantem a vitória. Kessig Wolf Run mostrou-se ótimo nos turnos em que você deseja não conjurar mágicas para transformar os lobisomens.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Huntmaster máquina, sem mais

    ResponderExcluir
  2. Hmm... ja terei que alterar um pouco a minha lista...

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei da lista , mas eu ainda aposto de que espada RW para manter meus Mayors e Huntmasters longe de Oblivions, [carta do tempered que remove criatura], e ajuda na hora do aggro com o dano causado, os burns são simplesmente fundamentais para abrir caminho em direção a vida do oponente dando mais poder ainda pra espada RW na hora de causar dano pelo efeito da carta em sí, o Zenith ajuda muito mesmo na hora de "escolher a dedo" o próximo drop , o Garruk faz o seu serviço independente do resto das cartas em campo ,obviamente quanto mais melhor.

    ResponderExcluir