Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Analisando o Standard "UB Zombies"

por Gustavo

Estamos de volta com a análise de outro deck tribal do bloco de Innistrad. Para você que considera lobisomens apenas lobinhos anabolizados, vampiros seres frescurentos, espíritos apenas encostos e humanos a mesma coisa de sempre, esse artigo é para você adorador da tribo de comedores de cérebro, os zumbis. A lista abaixo foi testada contra Tempered Steel, UW Humans, UW Delver, Grixis Control e RDW.

4 – Rastejador de Túmulo
4 – Mensageiro de Geralf
3 – Imagem Fantasmal
4 – Carniçal do Cemitério do Terror
4 – Carniçal Fidalgo
4 – Capitão do Cemitério do Terror
4 – Veredito de Geth
4 – Cone de Vapor
4 – Escorregão Trágico
4 – Ponderar

4 – Litorais de Mancha Negra
4 – Catacumba Submersa
3 – Terras em Desenvolvimento
2 – Ilha
8 – Pântano

Ponder e Vapor Snag – Ao decidir que o deck usaria azul, Vapor e Ponder eram escolhas óbvias em minha mente. Ponder por ser um cantrip de apenas um mana azul, pode garantir uma mão inicial mais arriscada e também melhorar seu topo em situações complicadas. O potencial da carta é ainda maior com a volta de Evolving Wilds. Vapor Snag lida muito bem com criaturas que se transformam, tokens e principalmente o maior obstáculo do deck: Mirran Crusader. Fora o ponto de vida perdido pelo oponente causado pelo bounce que ajuda bastante no fim da partida.

Tragic Slip e Geth’s Veredict – Os dois spot removals necessários para o deck. Tragic Slip consegue lidar com tudo que não tenha proteção contra o preto, para isso Veredict está presente. A carta lida bem com Mirran Crusader e também faz com que o oponente perca um ponto de vida. Um grande diferencial é ela ser instant speed, o que traz bastante vantagem contra Delver.
Diregraf Ghoul e Gravecrawler – Ambas as criaturas são muito boas para início de partida, entretanto o Diregraf mostrou-se melhor em diversos matches. Por não ser morto por um simples Gut Shot, o 2/2 consegue ser um incomodo muito grande para o Delver, fora que é capaz de bloquear. Em compensação, após a entrada de Diregraf Captain em jogo, faz com que todo turno o Gravecrawler ataque, resta ao oponente decidir bloquear ou não. De qualquer forma, você tem vantagem em ambas as situações.

Highborn Ghoul e Phantasmal Image – Na lista original não havia nenhum Highborn, mas a pequena quantia de criaturas e a falta de drop 2 eficiente me levaram a ele. Alguns gostam de Black Cat, mas eu prefiro a evasiva do Highborn. Phantasmal tem a função de tirar as criaturas lendárias do caminho, copiar o Diregraf Captain em um único turno ou Geralf’s Messeneger para fazer o oponente perder mais pontos de vida. Novamente, uma carta para lidar com o Mirran Crusader, dessa vez o copiando para bloqueá-lo.

Geralf’s Messenger e Diregraf Captain – Messenger é mais uma carta para tentar reduzir os pontos do oponente o quanto antes; tente o colocar o quanto antes em jogo para que o drawback não atrapalhe sua partida. Captain é o lord necessário para garantir mais agressividade ao deck. Além do +1/+1 dado aos seus zumbis, Captain ainda pode trazer prejuízo ao oponente ao ser obrigado a conjurar algum mass removal ou um simples bloqueio no Gravecrawler. Caso necessário, ele é um ótimo bloqueador graças ao deathtouch.
O deck mostrou bom desempenho em várias partidas, mas contra UW Humanos é quase impossível vencer. Qualquer criatura que o oponente conjure lhe trará sérios problemas. Outro atenuante é o flood; por não ter nada preparado para o late game, floodar nunca terá algo benéfico. Contra decks de controle, apenas mantenha a mão inicial se ela tiver de 2 a 3 criaturas, caso contrário você poderá perder o jogo com diversors Vapor Snag, Tragic Slip e Geth’s Veredict na mão.

Confira também a lista do BU Zombie que ficou em segundo lugar em um dos Open Series da Star City Game no fim de semana passado.

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário