Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011

Do que é feito um bom jogador de Magic?

Boa parte dos clientes e amigos que frequentam a loja já conhecem uma teoria minha, que ajuda a entender porque as vezes temos o melhor baralho e perdemos, ou mesmo quando ganhamos com alguma ajuda da sorte.

A teoria é a seguinte, cada jogador é composto por diversos fatores, mas certamente os três principais que eu gostaria de destacar são:

- 33,3% O DECK



A primeira parte que gostaria de falar é sobre a qualidade das listas que você usa, não adianta você ser O jogador se quiser apostar em sua poderosa lista RG spiders, infelizmente será necessário investir em cartas boas, em baralhos que respondam bem ao field onde você jogará, e sideboard.

- 33,3% O JOGADOR

Quantas vezes não ouvimos falar ou mesmo vemos aqueles casos em que um jogador com um baralho muito inferior ou em uma partida com uma lista muito desfavorável consegue vencer? Por isso é fundamental você estudar MUITO seu baralho, estudar MUITO seu ambiente, sideboard, estude não só o que entra contra o que, mas o que sai também!
Essa notícia poderá ser triste, mas 95% das reclamações de falta de sorte sua, ou excesso de sorte dos adversários não são corretas. Seu baralho pode ter 28 terrenos e você não conseguir fazer a terceira land, mas quem mandou ficar com uma mão de 2 terrenos com tantas mágicas pesadas? Quanto mais você treinar, menos dependerá da sorte. Hoje ela pode estar com você, mas amanha não.

- 33,4% A ALEATORIEDADE

Note bem que não chamo isso de sorte, mas de aleatoriedade. Se o seu baralho é extremamente dependente de um Garruk, por exemplo, não use uma cópia apenas e espere a sorte lhe trazer o planinauta em todas as partidas, acredite, quanto mais cópias de um card você usar, maiores são as probabilidades de essa carta vir na sua mão.
Esse terceiro pilar mostra o porque as vezes em uma partida você tem melhor baralho, está treinado, e ainda assim perde, mas tenha PLENA certeza que você tem a melhor lista e está altamente treinado antes de colocar toda a culpa na aleatoriedade.



O objetivo desse texto, é mostrar que nós podemos fazer MUITO para nos desenvolvermos como jogadores de Magic, treinar muito com nosso deck, avaliar sempre cada partida, cada campeonato que você participa, ler muito, conversar muito sobre Magic, perguntar abertamente para seus amigos quais seus pontos a desenvolver, mas numa boa, com objetivo de evoluir.
Invista em seu baralho, adquira os cards que você julga necessárias para seu baralho ser completo, infelizmente os cards com melhores efeitos são mais caros, nesse caso, sugiro as vezes você pensar em uma lista que não é a melhor, mas você tem condições de ter 100% dos cards, é melhor ter um infect completo do que um solar flare sem Lilianas e Snapcasters.
Ainda assim, você não ganhará a maioria dos campeonatos que irá disputar, sabe por que? Porque seus oponentes também se dedicaram e investiram em seus decks, e em um campeonato com 20 jogadores por exemplo, só um ganha, os outros 19 não são incompetentes, mas uns 15 ou não investiram em seu deck ou não se dedicaram aos treinos com seus baralhos, mas ao menos uns 4, estavam em condições de ganhar, mas a aleatoriedade não estava favorável a eles naquele dia.


Portanto, cabe a você se preparar, investir e ver que algumas vezes a aleatoriedade estará a seu favor, e nesse dia, você não levará a apenas uma partida, mas sim o campeonato.

Um comentário: