Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Why so serious?

por Gustavo


Os dois artigos anteriores escritos por mim eram sobre dois decks muito competitivos no T2, porém hoje o texto foge da postura “Minha vitória vale mais do que tudo” para algo “Por que tão sério?”. Você deve estar indagando-se sobre essa mudança, por isso lhe darei uma breve explicação para um artigo mais descompromissado.

A regra mais importante do Magic é jogar enquanto o jogo lhe der diversão; Quando a diversão acabar, talvez seja o momento das coisas mudarem. Mas será que você permite que a diversão venha a você? Quando o player tenta alcançar um nível muito alto de jogo tende a tropeçar nos próprios pés ao chatear-se mais do que devia com uma simples derrota ou, pior ainda, ao perder para um adversário com deck inferior ou jogabilidade inferior a dele.
O Magic é caro, e ver que toda aquela grana que você investiu não lhe deu o retorno desejado é frustrante, portanto é preciso que mantenha-se tranqüilo aos imprevistos que irão surgir. Sei muito bem disso por causa das epifanias que tenho tido ultimamente. Você pode estar pensando o quão hipócrita que eu posso estar sendocom essa introdução, afinal diversão sem vitória é algo bem difícil. Realmente,vencer é ótimo. E eu também concordo que jogar apenas por jogar é algo banal, mas é preciso equilíbrio.
Por exemplo, você sabe que se pegar o trio depersonagens que melhor joga no Marvel versus Capcom contra um adversário que raramente teve oportunidade de jogar será mais fácil do que passar manteiga no pão. Aí eu lhe pergunto, qual é a graça? É necessário saber em qual momento a seriedade e concentração extrema devem tomar conta de você, mesmo tendo chances da queda fazê-lo desejar vender todas as suas cartas em seguida. Também não acredite que o seu deck sem sinergia, sem as melhores cartas do formato e de difícil jogabilidade lhe fará sorrir em todos os momentos.

Após toda essa introdução controversa, apresento-lhes a lista que me fará dar risadas no próximo FNM que jogarei.
4 - Darkslick Shores
4 - Drowned Catacombs
4 - Hinterland Harbor
4 - Woodland Cemetery
1 - Nephalia Drownyard
2 - Forest
2 - Island
3 - Swamp
4 - Necrotic Ooze
4 - Skinshifter
4 - Bloodline Keeper
3 - Grimgrin, Corpse-Born
1 – Tree of Redemption
2 - Spellskite
1 - Skithiryx, the Blight Dragon
3 - Civilized Scholar
1 - Molten-Tail Masticore
1 – Mirror-Mad Phantasm
3 – Splinterfright
1 – Laboratory Maniac
4 - Mana Leak
4 - Forbidden Alchemy 
Sideboard
3 - Mental Misstep
2 - Memory's Journey
2 - Flashfreeze
2 - Naturalize
2 - Black Sun's Zenith
1 - Tree of Redemption
1 - Beast Within
2 – Turn Aside

Algumas pessoas jáconhecem o conceito do deck, mas outras devem estar com um ponto de interrogação gigantesco na cabeça ao ter visto uma lista tão fora do comum. Digamos que é isso que eu mais desejo, ver sua cara de dúvida a cada carta minha que entrar no campo de batalha e precisar ler a carta para entender o que ela pode fazer.Portanto, vou fazer uma breve explicação sobre essa lista.

Necrotic Ooze, Skinshifter, Tree of Redemption, Grimgrin, Corpse Born e Bloodline Keeper – A interatividade dessas cartas podem proporcionar dois tipos de combos.
 1° Combo (vida “infinita”) – Tenha Necrotic Ooze no campo de batalha. Tenha Tree of Redemption, Grimgrin e Bloodline Keeperno cemitério. Use a habilidade ativada do vampiro para colocar um token em jogo; sacrifique esse token com a habilidade ativada do Grimgrin para colocarum marcador +1/+1 sobre o Ooze e desvirá-lo; repita esse processo x vezes; ative a habilidade da árvore com seu Ooze gigantesco e ganhe essa quantia devida.
2° Combo (One Hit K.O.) – Repita todo o processo acima até a parte em que os marcadores são colocados no Ooze graças àshabilidades do Bloodline Keeper e do Grimgrin, porém dessa vez não se faz necessário o uso da árvore, mas do Skinshifter em seu cemitério. Após colocar muitos marcadores sobre seu lodo, ataque o oponente e ative a habilidade do Skinshifter de transformar-se em um rinoceronte com Trample, isso fará com queo dano sobressalente, caso seja bloqueado, lhe dê a vitória.

Spellskite, Civilized Scholar, Skithiryx, the Blight Dragon, Molten-Tail Masticore, Mirror-Mad Phantasm, Splinterfright, Laboratory Maniac – Como você já deve ter notado, Necrotic Ooze é a principal carta do deck, por isso há outras criaturas com habilidade ativadas para fazê-lo melhor ainda. Spellskite é o recurso principal contra RDW e Wolf Run. Civilized Scholar serve para comprar cartas e atacar quando necessário. Por transformar-se num corpo 5/1, ele é forte contra decks control que precisarão gastar removal em uma criatura que não deveria apresentar perigo. Skithiryx,the Blight Dragon é um finisher eficiente e também pode ser útil para dar ímpeto ao Ooze e combar sem o oponente ter um turno para destruir seu lodo. Masticore tem duas habilidades excelentes para o Ooze, regenerar apenas com manas incolores e causar dano a jogador ou criatura. Lembre-se que ela, enquanto em jogo, colocará no cemitério as cartas que precisam ser descartas para o combo. Mirror-Mad Fantasm tem um corpo forte e evasiva eficiente, mas ele não está aí apenas para isso. Ele faz com que o deck tenha mais dois combos. 1° Combo Suicidal win – Tenha Ooze e Laboratory Maniac no campo de batalha. Tenha Phantasm no cemitério. Ative a habilidade do fantasma com o Ooze na sua manutenção. Como só há apenas um Fantasma na lista, o deck inteiro será colocado no cemitério e você não terá a carta para comprar na sua etapa de compra, portanto a habilidade do Maniac lhe dará a vitória. Tenha em vista que isso é facilmente impedido, como todos os outros combos do deck.
2° Combo Suicidal hit – Tenha Ooze e Splinterfright no campo de batalha. Tenha Phantasm no cemitério. Ative a habilidade do fantasma com o Ooze. Como só há apenas um Fantasma na lista, o deck inteiro será colocado no cemitério e o Splinterfright poderá causar a quantia de dano suficiente graças ao Trample.

Forbidden Alchemy – É o melhor cantrip que o deck pode utilizar. Além de lhe dar a oportunidade de colocar a carta que necessita em sua mão, também colocará no cemitério cartas que precisam estar lá para você alcançar a vitória. Tudo isso no turno do oponente de preferência.

Mana Leak – O deck é muito frágil e o Mana Leak pode lhe dar a proteção necessária para vencer a partida ou para impedir cartas-chave do deck adversário.

O deck é esse. Ele é bom? Realmente não sei, mas eu tenho certeza que me fará rir bastante, não tenho dúvida alguma disso. Também tenho em mente o quão frágil ele é, por isso não posso pensar que ele me fará vencer todas as partidas que eu usá-lo. Semana que vem eu volto com listas de decks competitivos do T2.

4 comentários:

  1. Foi nessa brisa que eu entrei quando vi que na Innistrad viriam os meus queridos Lobisomens , não parei para ler as outras listas com intuito de compra-las(mesmo que elas me soassem mais fortes ou mais op's), apenas com a ideia de ver o que poderia encontrar no field e como poderia fazer meus Lobisomens passar por cima delas. Esquema é testar decks novos e principalmente jogar com aquilo que gosta , não com aquilo que ganha.

    ResponderExcluir
  2. A questão é: não é pq vc e o seu deck são melhores que o opp/deck dele que vc MERECE e IRÁ ganhar. Não é pq vc erra uma jogada fácil q vc piorou seu jogo, foi uma distração. Todos estamos sujeitos à variância. Ultimamente tenho me divertido pouco com Magic, e estou tentando mudar isto para não desanimar de uma vez. Também irei testar algumas listas pouco convencionais para me divertir e surpreender meus opps hehehe

    ResponderExcluir
  3. Why so serious?
    Eu sou uma prova que sempre quis me divertir no magic criando deck's estranhos e alternativos, competitivos sim (dependendo do ponto de vistade cada um), mas, já fiz muita gente fazer a pergunta fatal, "-o que isso faz?", oras vc joga magic ou não pois devia saber, penso... Mas eu mudei tentando ser mais competitivo e sério quem me conhece sabe que tenho uma nova idéia e com isso acabei sendo melhor no magic. Why so serious? porque tem que ser, quer se divertir jogue for fun com tais tipos de deck. A idéia é super válida e apoio o problema são os outros jogadores que torneio após torneio copiam os decks campeões tornando as cartas da lista carissímas e desperdiçando cartas com alto potencial e num torneio ao jogá-las ai vem "-o que isso faz?" Why so serious? eu me divirto com isso... "Seriamente"...

    ResponderExcluir
  4. esse seu combo do phantasm tá errado.
    fiz um deck parecido e sei muito bem que o ooze quando ativa a habilidade do phantasm, faz com que vc revele as cartas do seu deck até revelar a carta de um necrotic ooze
    ele é lindo no deck e tenho certeza que bate muito. mas nao do jeito que vc esta fazendo..
    tava em um forum gringo explicando isso, o ooze pode usar todas as habilidades das criaturas do cemiterio, e quando o faz o nome da criatura é automaticamente substituido pelo ooze.

    ResponderExcluir