Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Programação para o fim do ano!

Confira nossos dias e horários de atendimento para o fim do ano.

Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2011 - Friday Night Magic solidário, cada jogador traz um brinquedo e receberá um Hot Pocket e um refrigerante, joga e faz o bem!
Haverá ainda um inimigo secreto com a pior carta rara!



Sábado, Domingo e Segunda-feira, 24 à 26 de Dezembro não abriremos.

Sábado, Domingo e Segunda-feira, 31 de Dezembro à 02 de Janeiro não abriremos.

Todos os outros dias abriremos e funcionaremos normalmente! Fiquem ligados, no ano que vem traremos MUITAS novidades!

Feliz Natal e próspero ano novo!

domingo, 18 de dezembro de 2011

UB Faeries Pauper

por Fee Rocker

Quem me conhece pessoalmente conhece o quanto eu gosto do formato pauper. É um formato extremamente skill-intensive, que nos dá a possibilidade de jogar com várias das cartas que sempre gostamos, eficientemente. Não bastando, é um formato barato onde todos os jogadores têm reais chances de competir, independente da possibilidade de comprar um playset daquela mítica de R$ 80.

Dito isto, vim defender o próximo deck que você deveria usar. O UB Faeries:


Creatures [18]
Spellstutter Sprite
4 Cloud of Faeries
4 Pestermite 
2 Deep Hours Ninja

Instants [20]
4 Rune Snag
2 Counterspell
4 Recoil
4 Brainstorm
4 Agony Warp 

Lands [22]
12 Island
Swamp

Uma vez que aqui mesmo no blog já discutimos vários bons decks, me sinto na obrigação de responder: Por que alguém deveria usar esse deck? Aqui vão os pensamentos que me incentivaram a construí-lo, talvez isso responda a pergunta.

1 - Brainstorm.

Certamente, qualquer deck com Brainstorm vai me chamar a atenção. É uma carta que exige muito da habilidade do jogador, e a recompensa maravilhosamente. Provavelmente eu precisaria de um artigo inteiro para discutir os benefícios do Brainstorm... Vou ser breve e esclarecer que ele não é simplesmente uma cantrip. Enquanto você vai querer usar a maioria das suas cantrips no início do jogo, para esculpir uma mão boa o suficiente para ganhá-lo, o Brainstorm fica melhor quanto mais você espera para usá-lo. Ele é uma carta que funciona a partir da informação que você colheu na partida, pois esta informação te guia na decisão de quais cartas manter em sua mão.


Além disso, o Brainstorm melhora ainda mais diante da qualidade das outras mágicas que você usar em seu baralho. E eu acredito que as mágicas aqui usadas são bem fortes para o formato analisado.

2 - A falta de mass removals no formato.

Considerando que não temos que nos preocupar com Cóleras de Deus ou Dias do Julgamento, no pauper, não há problemas em tentar ganhar o jogo com um monte de criaturinhas de poder 1 ou 2. E quando essas criaturas têm voar, fica melhor ainda! Pois você faz um exército de pequenos voadores causando um dano contínuo turno após turno.

O mais próximo de um mass removal que temos no formato são as mágicas de 3 manas, de cada cor, que causam 1 de dano a cada criatura. Essas mágicas são facilmente anuláveis e/ou contornáveis pelo deck. Um deck que se basear em uma carta dessas para virar o tempo a seu favor, vai ter que se virar para contornar os seus counters e as suas spellstutters. Até lá, você provavelmente já estará em posição favorável o suficiente.

3 - Flash + Instants.

Com a exceção do Ninja, todas as criaturas do deck têm flash. As mágicas, por sua vez, são instants. Isso melhora em muito a qualidade das suas anulações, pois turno após turno você pode passar com suas manas desviradas e escolher, ao fim do turno do oponente, se vai anular uma mágica dele ou fazer uma criatura.
Basicamente, aproveitei o mesmo princípio base do deck “Fadas” quando este era T2.

4 - Tempo.

O deck é aggro/control/tempo. É uma combinação que considero fortíssima quando dispõe das ferramentas necessárias.

-Você tem a possibilidade de jogar de maneira mais agressiva, conjurando todas as suas criaturas e se protegendo com suas anulações;
-Você pode jogar mais conservativamente, anulando algumas mágicas, dando removals em algumas criaturas e, só depois, jogando as suas;
-Você pode ainda impor um clock razoável e apenas não permitir que o adversário tente
competir com você.


Dito isto, vamos a algumas curiosidades por trás da escolha de cartas para o deck.

- Rune Snag:

A spell é simplesmente bem melhor que Mana Leak. Como a base de mana do formato não permite a segurança de fazer UU ou UB no turno 2, preferi usar este em maior número e counterspell em menor.
Importante ressaltar que os jogos do formato tendem a durar mais do que pretendemos, de forma que é bem mais importante anular uma mágica essencial no fim do jogo, do que anular alguma mágica aleatória no início. Dito isto, Rune Snag de turno 2, mesmo assim, não é uma jogada ruim. Pois melhora a qualidade das demais Rune Snag que você comprar posteriormente. Apenas tenha cuidado ao medir o valor da mágica que estiver anulando.

- Call to Heel:

Porque suas criaturas têm muita qualidade comparadas às demais do formato. Elas tem evasão, disparam efeitos ao entrar em jogo, que possibilitam vários truques para a fase de combate, e melhoram a qualidade da Spellstutter de protegê-las, conforme acumulam.

Assim, use o Call para evitar aquele removal chato. Voltando sua criatura para sua mão, o que possibilita reusar o efeito que ela tiver ao entrar no campo de batalha, e ainda comprando uma carta no processo. É maravilhoso!

- Recoil:

A carta é simplesmente absurda. Ela até poderia sim ser substituída por outro bounce, vide Vapor Snag... Mas a card advantage absurda que ela proporciona ainda a deixa na vantagem. Repararam que ela pode ser conjurada dando alvo em terrenos? Se o cara tem 3 cartas na mão e você usa Recoil em um terreno básico dele, considerando a base de mana difícil do formato, no passe... Pode ter certeza que ele vai ter que pensar muito no que descartar!
Mas, na maioria das vezes, você vai usar o Recoil para tirar da frente alguma criatura voadora com resistência maior que 2.

- Deep Hours Ninja:

Além dele ser incrível por si só, nesse deck ele funciona maravilhosamente bem. Devolvendo suas criaturas para a mão, você tem a oportunidade de reusar os efeitos de cada uma, da Spellstutter principalmente. Fora o fato de que, por ter “voar”, elas facilmente atacam sem ser bloqueadas, permitindo o uso do ninjutsu muito facilmente.

Além disso, um Deep Hours atacando significa uma vitória quase certa. Especialmente contra decks como o Burn ou o Goblins. Nesses matchs, você pode trocar suas criaturas e mágicas em 2por1 e até 1por1, contanto que guarde o ninja para sobreviver no late game.

As demais mágicas são de explicação óbvia, uma vez que já discuti o objetivo e o plano do deck.

Assim, recomendo fortemente testarem essa lista! É divertidíssima de se usar e tem as ferramentas necessárias para se colocar muito bem no metagame do pauper.

No mais, sintam-se a vontade para comentar a lista, sugerir modificações ou mesmo conversar a respeito. Estou sempre disponível pelo Facebook!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lista dos decks do Mega T2!

Como eu havia prometido, com um bocado de atraso aqui estão as listas dos decks que passaram para o corte do top 8 no Mega T2. Gostaria de aproveitar para agradecer a todos aqueles que participaram, e espero que tenham ainda mais jogadores em nossos próximos mega eventos!
Inicialmente vou colocar do primeiro ao quarto colocado, ao longo dessa ou da próxima semana coloco as outras quatro listas!

Lucas Franco

Red Grudge


03 Gut Shot
02 Arc Trail
04 Galvanic Blast
03 Volt Charge
03 Incinerate
04 Shrine of Burning Rage
03 Grim Lavamancer
02 Hero of Oxid Ridge
03 Reckless Waif
04 Stormblood Berseker
04 Nobre Stromkirk
02 Copperline Gorge
04 Rootbound Crag
15 Mountain

04 Vulshok Refugee
03 Ancient Grudge
03 Dragon´s Claw
02 Traitorous Blood
02 Dismember
01 Arc Trail

Emerson Lima

Solar Flare

02 Phantasmal Image
02 Snapcaster Mage
02 Consacrated Sphinx
01 Grave Titan
01 Frost Titan
01 Sun Titan
01 Wurmcoil Engine
04 Think Twice
04 Dissipate
03 Dismember
03 Forbidden Alchemy
02 Day of Judgement
02 Oblivion Ring
02 Unburial Rites
02 Liliana of the Veil
02 Negate
02 Cancel
06 Island
02 Swamp
02 Plains
04 Drowned Catacomb
04 Glacial Fortress
02 Inkmoth Nexus

03 Steel Sabotage
03 Doom Blade
02 Black Sun´s Zenith
02 Surgical Extraction
02 Elixir of Immortality
01 Massacre Wurm
01 Elesh Norn, Grand Cenobite

André Bacci
 Bant Control


02 Snapcaster Mage
02 Dismember
02 Oblivion Ring
03 Day of Judgement
04 Mana Leak
03 Bant Control
01 Garruk, Primal Hunter
02 Timely Reinforcements
02 Beast Within
03 Think Twice
02 Gideon Jura
02 Solemn Simulacrum
01 Garruk Relentless
02 Consacrated Sphinx
01 Elspeth Tirel
01 Wurmcoil Engine
01 White Sun´s Zenith
01 Frost Titan
02 Ghost Quarter
02 Glacial Fortress
03 Hinterland Harbor
04 Seachrome Coast
04 Razorverge Thicket
04 Island
03 Forest
04 Plains

02 Ratchet Bomb
01 Elesh Norn, Grand Cenobite
02 Naturalize
01 Sun Titan
01 Tree of Redemption
02 Flashfreeze
02 Celestial Purge
02 Purify the Grave

Osenílson S. Costa

Santoryo

04 Puresteel Paladin
04 Mirran Crusader
03 Oblivion Ring
03 Blade Splicer
03 Hero of Bladehold
02 Day of Judgement
02 Dismember
02 Sun Titan
02 Wurmcoil Engine
02 Sword of Body and Mind
02 Sword of Feast and Famine
02 Sword of War and Peace
02 Mortarpod
01 Batterskull
01 Gideon Jura
01 Elspeth Tirel

03 Grand Abolisher
03 Ratchet Bomb
03 Surgical Extraction
03 Timely Reinforcement
03 Celestial Purge

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Orientações para o Mega T2

Finalmente chegou o grande dia!

É amanha, no sábado dia 10 de Dezembro o grande campeonato T2, que valerá nada menos que um 3DS! A seguir estão algumas orientações para todos aqueles que virão ao campeonato:

- O campeonato começará às 14:00, e a loja abrirá ao meio dia.
- A inscrição será no valor de R$40,00 e poderá ser paga na hora da inscrição, ou antecipadamente no site da Excalibur
- Os jogadores precirarão fazer deck list para a conferência dos baralhos, para evitar problemas como o Fê Rocker mostrou no post sobre dificuldades em campeonato, tragam feitas as listas de casa, dessa maneira é só copiar, sem erro!
- Cada jogador deverá trazer seus dados, papel, caneta, shields para o deck, enfim, tudo aquilo que você precisa para jogar.
- Pedimos aos jogadores, em especial aqueles que ainda não efetuaram o pagamento da inscrição que cheguem até às 13:00.
- Se tivermos até 20 jogadores, serão 4 rodadas com corte para Top 4, se tivermos a partir de 21 jogadores, será corte para top 8, mais de 30 jogadores serão 5 rodadas de suíço. São 40 vagas disponíveis.
- Pedimos a todos os jogadores que tragam seus números de DCI para a inscrição.
- A premiação será além do 3DS para o campeão, um booster por jogador inscrito para o top 4 ou top 8, cada jogador receberá um booster no momento em que sair do campeonato.
- Haverá ainda sorteios de mesas para premiarmos, algumas partidas portanto poderão oferecer um conjunto de dados para quem perder, um booster para quem ganhar da mesa, etc.
- O grande objetivo desse campeonato é a diversão, apresentar um campeonato em formato competitivo para quem ainda não conhece, conhecer novos jogadores e fortalecer a comunidade de Magic, então chame os amigos!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como se comportar em um campeonato

por Fê "Rocker"

Recentemente eu me peguei lembrando várias partidas que joguei em campeonatos e perdi, ou empatei, por conta da falta de tempo para jogar o terceiro game do match. Dessas partidas extraí uma série de lições que gostaria de compartilhar. Vou misturar ainda com algumas lições que tirei da experiência com campeonatos. Sem mais delongas, vejamos:

1º Conheça o papel de seu deck e saiba reconhecer a derrota.
Esta é a lição mais importante e talvez a mais difícil de se absorver. Vejo vários jogadores, alguns até de bom nível, cometendo erros nesse sentido.

Você é o monored, estamos no turno 8 e o cara tem mais de 15 de vida? Acho difícil você virar essa partida, campeão. O que você tem na mão que poderia resolver o problema? E no deck? Há tempo para esperar comprar o que você precisa?

O importante aqui é conhecer os recursos e o papel do seu deck. Diante de uma posição de mesa desfavorável, seu deck tem os recursos necessários para virar a partida e ganhar? Você dispõe de meios para alcançar esses recursos? Há tempo hábil? Se não, amigo, embaralhe suas cartas e pule para a próxima partida. O tempo que você economiza assistindo seu oponente ganhar a partida pode lhe ser útil na terceira partida. Você tem cerca de 50 minutos para todo o jogo... pra quê perder tempo em uma partida que você não vai ganhar?

E se você sabe que vai perder este jogo... Não mostre sua mão! Não mostre seus recursos, não dê informações.
Se você sabe que esse Dia do Julgamento na sua mão não ganhará a partida, por que revelar ao adversário que você o usa em seu deck?
Essa informação que você não passa pode ser essencial no caminho para a vitória em outra partida.


2º Jogue no seu tempo e que ele seja rápido.
Certos decks exigem mais do piloto na tomada de decisões. É natural que com esses decks você jogue mais lentamente. Justamente por isso é bom que você tenha uma leitura rápida da situação onde você está inserido e da saída possível. Leve o tempo necessário para tomar suas decisões, para não cair no erro. Mas que esse tempo não seja demorado. É um equilíbrio difícil de encontrar, mas traz infinitos benefícios ao tempo que você terá para tomar as decisões mais difíceis, sidear e jogar os outros games.
 

3º Aprenda a embaralhar e sidear.
Sério. Você só tem 3 minutos para fazer isso. Seja rápido! Tenha um plano de sideboard definido para os jogos mais comuns! E aprenda a embaralhar suas cartas de forma eficiente e veloz.
Aliás, peça para que seu adversário faça o mesmo, se necessário.
Certos jogadores vão enrolar bastante nesse ponto, quando ganharem a primeira partida... Só que o jogador que perdeu precisa ganhar os 2 próximos em tempo hábil! Então não tenha medo de pedir, educadamente, para que seu adversário embaralhe e sideie rapidamente. Ele vai entender. Poderia ser ele na sua situação, certo?

4º Não deixe o oponente impor o ritmo da partida.
Certos jogadores conhecem tão bem o formato do deck que estão pilotando, que tomam as decisões de jogadas em velocidade vertiginosa. Acontece. Aquele carinha jogando de monored que SÓ joga de monored com certeza vai decidir mais rápido que você jogando de U/B Control.
Mas o fato de ele jogar tão depressa não nos obriga a jogar depressa também. Jogue no seu tempo. Se o oponente joga devagar demais, tente pedir educadamente para que ele jogue mais rápido. Ou o contrário!
Já tive de pedir para oponentes jogarem mais devagar, pois estavam me deixando confuso com as jogadas que faziam!
Melhor pedir do que perder o match por besteira, certo?
 

5º Deixe seu Sideboard em Shields e tenha Shields extras.Parece besteira, mas ter que ficar tirando carta de shield para por outras gasta um precioso tempo que por vezes não temos. E se rasga um desses Shields? Lá vai você, abrir sua mochila para procurar mais. Sério, mantenha alguns poucos Shields vazios junto de seu deck. Não pode fazer mal.

6º Concentre-se.
Eu sei que é humano rir da piadinha do seu amigo na mesa ao lado, sobre a quantidade de goblins que ele está enfrentando... Mas mantenha o foco em sua partida. É impossível calcular o tempo necessário para repor o foco em seu jogo se você for distraído. Então evite desfocar sua atenção e não deixe que as pessoas assistindo o seu jogo o façam.

7º Esteja calmo, esteja confortável.
Não deixe detalhes bobos, como a cadeira onde você está sentado, atrapalharem seu desempenho. Se necessário for, peça outra. Sente-se confortavelmente. Não se estresse com a partida, só a jogue. Se você estiver treinado o suficiente, vai achar meios de ganhá-la. 

 
8º Leia seu oponente.
Seu oponente dá sinais de que está zicado? Ou floodado? Esses sinais são verdadeiros? Saiba identificá-los! Qualquer resquício de informação, em um jogo de Magic, é importante.
Quanto mais você conseguir extrair, melhor.

9º Use seu tempo entre os jogos para algo produtivo, não para comentá-los desnecessariamente.Essa também é uma das lições mais difíceis de se absorver. Claro, todos os seus amigos querem ouvir como você jogou bem mas perdeu para um topdeck...
Mas que tal usar esse tempo para comer alguma coisa? Descansar? Lavar as mãos? Ou qualquer outro tipo de mania estranha que você tenha? Eu, ao menos, tenho várias.
Mas se você não tem, ao menos já comece a embaralhar seu deck para a próxima partida, que tal? Assim você levará menos tempo no começo do jogo!

10º Durma mais cedo no dia anterior, chegue mais cedo no dia do campeonato.
Pouquíssima gente segue a risca esse conselho. Nem eu sigo sempre. Mas afirmo com 100% de certeza que joguei bem melhor os campeonatos que fui descansado. Melhor ainda àqueles que cheguei mais cedo para descobrir onde sentaria, onde fica o banheiro, onde vou comer durante o dia e etc.

11º Revise sua lista.
Aaaaaaaah, eu já tomei game-loss (punição de derrota em uma partida, dada por juíz) por listas entregues erradas! E isso é horrível! Sério, tudo que você tem que fazer é escrever a maldita lista... Você erra e perde um jogo por isso! Tenha paciência na hora de escrever então. Releia-a quantas vezes forem necessárias. Deixe para perder jogos quando a sorte não estiver do seu lado, ou quando seu adversário for um jogador indubitavelmente melhor.


12º Seja agradável com seus adversários.
O que sustenta esse jogo é a comunidade. Se você gosta de fazer parte dela, trabalhe por ela. Aperte a mão do seu adversário na vitoria ou na derrota. Seja educado.
Não saia comemorando/gritando sua vitória na frente do adversário que acabou de ser derrotado, se puder evitar. Você não vai ganhar todos os campeonatos que jogar, mas você pode ao menos fazer amigos e
se divertir, certo?
Acredite, é muito mais fácil você sair satisfeito de um campeonato sendo uma pessoa agradável do que quando você arrumou uma briga boba com algum jogador.
Além disso, você nunca sabe quem vai te dar a mão quando você precisar de um playset de “Aranha Gigante” emprestado, certo?

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

UR 8 Posts pauper

Por Fê "Rocker"

Recentemente o Roger fez um post com várias listas paupers e algumas delas ele comentou mais profundamente em posts separados...
Dessa vez, eu venho comentar um dos meus decks favoritos do formato: O UR 8-Posts



Criaturas [2]
1 Mnemonic Wall
1 Ulamog´s Crusher

Instantâneas [15]
4 Condescend
1 Staggershock
4 Prohibit
3 Mystical Teachings
1 Muddle The Mixture
1 Capsize
1 Lightning Bolt

Feitiços[12]
3 Firebolt
2 Rolling Thunder
2 Flame Slash
1 Arc Lightning
4 Compulsive Research

Artefatos [7]
4 Prophetic Prism
3 Expedition Map

Terrenos [24]
4 Cloudpost
4 Glimmerpost
3 Izzet Boilerworks
7 Island
5 Mountain
1 Bojuka Bog

Pessoalmente, creio ser este um dos melhores decks do formato.
O deck tem as ferramentas para ganhar de qualquer outro deck importante do cenário, contanto que bem utilizadas. Basicamente, é o tipo do deck que só perde para o próprio piloto.

Explicando o Gameplay.
A idéia do deck vem da combinação entre os 2 terrenos “locais”: Cloudpost e Glimmerpost.
Dessa combinação, o deck extrai quantidades altas de mana, permitindo-o usar mágicas de alto custo turno após turno, e uma quantidade razoável de ganho de vida, sendo o objetivo primário acabar o jogo com um Rolling Thunder equivalente à vida do adversário.

A partir daí, a escolha das mágicas do deck fica dividida entre: Remoções, Counters, Cantrips e Criaturas, como praticamente qualquer control.
Se dividirmos a análise do deck em cada uma dessas “partes”, fica mais fácil visualizar o gameplay. Vejamos:

Remoções:
1 Staggershock
1 Lightning Bolt
3 Firebolt
1 Arc Lightning
2 Flame Slash
2 Rolling Thunder*

Totalizando 8 burns, o deck traz uma quantidade aparentemente muito alta de removals.
Acontece que cada uma dessas remoções, com exceção do Flame Slash, podem perfeitamente serem mirados diretamente na vida do oponente, à cada turno, para diminuir a quantidade de mana a ser gasta no Rolling Thunder que terminará a missão.
Pense que para causar 6 no oponente, de Thunder, seriam necessárias 8 manas... Mas se eu der um Lightning Bolt no meu oponente antes, diminuo a quantidade para 5 manas!
-“Mas então por que o flame slash?”
Porque temos o affinity como um deck muito presente no pauper, ainda. De forma que é sempre bom ter algum método de lidar com o Impositor Myr. O ideal, sem dúvidas, seria que todos os Burns pudessem ser usados no jogador também. Mas considero o Flame Slash um mal necessário.
-“Só 1 Lightning Bolt?”
Sim, pois ele serve apenas para alguma emergência... Seja para ajudar na contagem do Rolling Thunder, seja pra compor uma remoção rápida para alguma criatura extremamente relevante.
Além disso, o Mystical Teachings vai buscá-lo, qualquer coisa.
-“Se o Rolling Thunder é pra matar o cara, por quê está aqui como burn?”
Porque o deck tem 2 justamente por isso. As vezes vai ser necessário dar uma limpada na mesa, para manter-se vivo.

Counters
4 Condescend
4 Prohibit
1 Muddle The Mixture

9 Counters podem também parecer um número alto, mas são perfeitamente justificáveis também.
O Condescend funciona também como quase que uma cantrip. Ele organiza seu topo e procura o que você precisa, de forma que pode ser usado para atrapalhar qualquer mágica aleatória do oponente.

O Prohibit é um excelente counter para o inicio da partida, e no fim torna-se uma proteção para o seu Rolling Thunder, na forma de um hard counter contra counters.
Além disso, será difícil encontrar, no pauper, mágicas altamente relevantes com custo de mana maior que 4.
E o 1 Muddle The Mixture solitário serve, também, para proteger o seu combo (contra um condescend inimigo, por exemplo) e para buscar o próprio Rolling Thunder. Ou mesmo um Prophetic Prism, para "deszicar" a base de mana.

Criaturas
1 Ulamog’s Crusher
1 Mnemonic Wall

Aqui fica fácil explicar. Com a combinação dos posts é facílimo pagar o custo em mana dessas duas criaturas.
Usa-se apenas 1 de cada pois:
Crusher: Quando o crusher tomará uma remoção? Ainda mais com a quantidade de counters que você tem? Um só faz o trabalho, acreditem.
Mnemonic Wall: Ela é muito mais um recurso do que uma proteção... Você vai usá-la quando precisar urgentemente recorrer alguma mágica perdida, como quando você foi obrigado a gastar os 2 Thunders do baralho.

Cantrips
4 Prophetic Prism
4 Compulsive Research
3 Expedition Map

(Nota pessoal da Excalibur = Cantrip é um termo usado pelos jogadores de Magic para representar geralmente mágicas no geral de custo de mana leve, com algum efeito relevante, e que "não gaste carta da mão", seja comprando, voltando à sua mão, etc.)

Teoricamente, os artefatos nem ao menos poderiam ser chamados de cantrips... mas neste deck, este é o papel que mais se aproxima ao que eles cumprem!
O Prophetic Prism "deszica" a sua cor de mana, é buscável pelo Muddle e ainda funciona como uma cantrip. (Ver depois, nota sobre capsize)
A Compulsive Research tem utilidade óbvia, como excelente draw. Basta ver a quantidade alta, para o padrão do formato, de terrenos..
Os Expedition Maps resolvem o problema de encontrar os posts. Eles buscam qualquer terreno no deck para colocar em sua mão. (Para quem tem a versão em português da card, ela sofreu uma errata. Ela busca qualquer terreno, não só terrenos básicos!)

Outros:
3 Mystical Teachings
1 Capsize

Mystical Teachings dispensa apresentações. É o melhor “tutor” do formato, e busca a maior parte das cartas importantes do deck.
Já o Capsize, apesar de ter qualidades bem conhecidas, produz efeitos incríveis no deck.
- Precisa controlar o jogo? Capsize em alguma permanente chata, depois nos lands do adversário. Com a grande quantidade de mana gerada pelos posts, fica facílimo conjurar o Capsize com buyback até duas vezes no mesmo turno.
- Está quase morrendo? Capsize nos seus Glimmerpost e continue o ganho de vida todo turno.
Dificil perder pra aggro assim.
- O jogo está controlado, mas você não tem kill condition? Capsize no seu Prophetic Prism.
Caste-o todo turno, para comprar mais cartas!
- Enfrentando estratégias de utilização do cemitério, como o BG madness? Capsize no Bojuka Bog,
e use-o novamente a vontade!
Acho que deu pra pegar a idéia, certo? Capsize é a chave deste deck!

Tendo explicado as mágicas, vou dar uma visão bem geral sobre os matchs jogados com este deck, para não me extender tanto.

- vs Goblins


Apenas se mantenha vivo. Use os Burns sempre, e tente manter sempre um prohibit pronto para o bushwhacker. Se agüente até que ele diminua o número de cartas na mão e o jogo está ganho. Aproveite ao máximo os Glimmerposts! Also, Arc Lightning brilha muito neste match!

- vs BG Madness

Match difícil, mas perfeitamente “ganhável”. Tortured Existence de turno 1 é um saco... Mas apenas mire seus Burns nas criaturas que representam discard outlets! (Wild Mongrel e Sabujos Vampiros) e você está feito. Flame Slash brilha aqui, obrigando o deck a descartar demais, se quiser manter suas principais criaturas vivas. Não tente ganhar o Match de Crusher, pois o deck produz blocks de rizowallas infinitos. Tente também ter o bojuka bog pronto em sua mão. Pois com 2 Golgaris em mãos ou no grave, e Tortured Existence em jogo, o deck faz 2 de vida para cada mana preta que tiver. Assim, use o Bojuka assim que o oponente se tapar com os largartinhos no grave, esperando pra dar dredge. Se ele não o fizer, Capsize no
encantamento e counter na volta.

- vs Affinity


Tenha cuidado apenas com o Atog, se usado, e o Myr Enforcer. Basicamente, tenha cuidado com as criaturas que o ameacem com um clock muito rápido. Essas serão seu principal objeto de counter. Esse match é bem ganhável de Crusher, então tente encaixar um rapidamente.




- vs Burn


Partida bem tranqüila. Gaste seus counters nos Burns, sem medo, atentando apenas à um possível Flame Blast. Junte seus terrenos Locus e, daí pra frente, é só abusar do Glimmer.
Também é bem mais fácil vencer esse match de Crusher. Apenas tenha o cuidado de mulligar as mãos que vierem com muitos Burns, pois são praticamente inúteis neste match.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Friday Night Magic solidário de natal!


Que tal jogar um campeonato, se divertir, e ter a certeza que você será o campeão na vida de muitas crianças?

Com a chegada do fim do ano, várias crianças acabam ficando sem sequer receber um presente do papai noel, e nós podemos ajudar jogando Magic!

Na sexta-feira, dia 23 de Dezembro faremos um Friday Night Magic super especial e solidário, além de várias outras atrações, confira!

A inscrição para esse FNM será de um brinquedo NOVO (ou mais caso você possa e queira).

Cada jogador que jogar o campeonato irá "ceiar" com a gente, ao invés de Perú e Tender, cada jogador irá receber um Hot Pocket e um refrigerante grátis!

Haverá ainda um inimigo secreto com a pior carta rara que você puder oferecer (e receber, é claro!). Será sorteado na hora, e depois das entregas, faremos uma votação, e quem der a pior carta rara, ao invés de receber um hot pocket com refrigerante, receberá um Mc Excalibur feliz! (Hot Pocket, Refrigerante, Twix e Booster!)

O campeonato será T2 normalmente, com cartas promo e booster para o campeão.

E aí? Vamos mostrar que um Planeswalker pode ajudar mais que o papai noel? Chame os amigos!



PS: Se você não joga Magic, não joga T2, ou não poderá participar por algum motivo, sinta-se muito bem vindo para doar brinquedos também! Eles serão entregues no dia 26 de Dezembro, de maneira não religiosa e não política para crianças carentes da região da estrada dos Alvarenga em São Bernardo do Campo.

PS 2: Obrigado ao Vilson e ao Capelo pelos posters de divulgação!

domingo, 27 de novembro de 2011

Do que é feito um bom jogador de Magic?

Boa parte dos clientes e amigos que frequentam a loja já conhecem uma teoria minha, que ajuda a entender porque as vezes temos o melhor baralho e perdemos, ou mesmo quando ganhamos com alguma ajuda da sorte.

A teoria é a seguinte, cada jogador é composto por diversos fatores, mas certamente os três principais que eu gostaria de destacar são:

- 33,3% O DECK



A primeira parte que gostaria de falar é sobre a qualidade das listas que você usa, não adianta você ser O jogador se quiser apostar em sua poderosa lista RG spiders, infelizmente será necessário investir em cartas boas, em baralhos que respondam bem ao field onde você jogará, e sideboard.

- 33,3% O JOGADOR

Quantas vezes não ouvimos falar ou mesmo vemos aqueles casos em que um jogador com um baralho muito inferior ou em uma partida com uma lista muito desfavorável consegue vencer? Por isso é fundamental você estudar MUITO seu baralho, estudar MUITO seu ambiente, sideboard, estude não só o que entra contra o que, mas o que sai também!
Essa notícia poderá ser triste, mas 95% das reclamações de falta de sorte sua, ou excesso de sorte dos adversários não são corretas. Seu baralho pode ter 28 terrenos e você não conseguir fazer a terceira land, mas quem mandou ficar com uma mão de 2 terrenos com tantas mágicas pesadas? Quanto mais você treinar, menos dependerá da sorte. Hoje ela pode estar com você, mas amanha não.

- 33,4% A ALEATORIEDADE

Note bem que não chamo isso de sorte, mas de aleatoriedade. Se o seu baralho é extremamente dependente de um Garruk, por exemplo, não use uma cópia apenas e espere a sorte lhe trazer o planinauta em todas as partidas, acredite, quanto mais cópias de um card você usar, maiores são as probabilidades de essa carta vir na sua mão.
Esse terceiro pilar mostra o porque as vezes em uma partida você tem melhor baralho, está treinado, e ainda assim perde, mas tenha PLENA certeza que você tem a melhor lista e está altamente treinado antes de colocar toda a culpa na aleatoriedade.



O objetivo desse texto, é mostrar que nós podemos fazer MUITO para nos desenvolvermos como jogadores de Magic, treinar muito com nosso deck, avaliar sempre cada partida, cada campeonato que você participa, ler muito, conversar muito sobre Magic, perguntar abertamente para seus amigos quais seus pontos a desenvolver, mas numa boa, com objetivo de evoluir.
Invista em seu baralho, adquira os cards que você julga necessárias para seu baralho ser completo, infelizmente os cards com melhores efeitos são mais caros, nesse caso, sugiro as vezes você pensar em uma lista que não é a melhor, mas você tem condições de ter 100% dos cards, é melhor ter um infect completo do que um solar flare sem Lilianas e Snapcasters.
Ainda assim, você não ganhará a maioria dos campeonatos que irá disputar, sabe por que? Porque seus oponentes também se dedicaram e investiram em seus decks, e em um campeonato com 20 jogadores por exemplo, só um ganha, os outros 19 não são incompetentes, mas uns 15 ou não investiram em seu deck ou não se dedicaram aos treinos com seus baralhos, mas ao menos uns 4, estavam em condições de ganhar, mas a aleatoriedade não estava favorável a eles naquele dia.


Portanto, cabe a você se preparar, investir e ver que algumas vezes a aleatoriedade estará a seu favor, e nesse dia, você não levará a apenas uma partida, mas sim o campeonato.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A primeira partida filmada na Excalibur cards!

Para todos aqueles jogadores que tem frequentado a loja, tem visto aquele trambolho do lado das mesas filmando as partidas, ainda não está como nós gostaríamos, falta editar, nomes dos cards e tudo o mais, mas um primeiro vídeo já está disponível para ser assistido.


Espero que todos gostem, comentem e compartilhem, sempre que possível vou subir vídeos das partidas! Confira as listas:

André (UW Control)

2x Delver of Secrets
2x Fiend Hunter
2x Consecrated Sphinx
2x Wurmcoil Engine
3x Mana Leak
4x Think Twice
2x Cancel
3x Dismember

4x Dissipate
2x Oblivion Ring
4x Timely Reinforcements
2x Day of Judgment
2x Gideon Jura
4x Glacial Fortress
2x Inkmoth Nexus
7x Island
2x Moorland Haunt
7x Plains
4x Seachrome Coast
 

3x Flashfreeze
1x Spellskite
2x Sensação de Medo
3x Revoke Existence
2x Oblivion Ring
2x Day of Judgment
2x Never More

Roger (GW Township)


4 Birds of Paradise
4 Avacyn´s Pilgrim
2 Doomed Traveler
2 Mikaeus, the Lunarch
4 Mirran Crusader
4 Hero of Bladehold
2 Viridian Emissary
2 Geist Honored Monk
3 Garruk Relentless
2 Elspeth Tirel
3 Mortarpod
4 Oblivion Ring
2 Overrun


4 Sunpetal Grove
1 Razorverge Thicket
4 Gavony Township
8 Florestas
7 Planícies


3 Spellskite
2 Timely Reinforcements
2 Sword of War and Peace
3 Naturalize
3 Purify the Grave
2 Beast Within

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Blink Esperfacts no Pauper

Assim como o Gustavo vem trazendo as melhores listas do T2 para que os jogadores possam ver outros pontos de vista por listas que tem feito resultado ao redor do mundo, estou trazendo agora uma análise sobre boas listas no Pauper, até mesmo pelo sucesso que foi o primeiro campeonato Pauper da Excalibur cards, com 15 jogadores, esperamos que mais gente possa começar a jogar com a gente todo domingo às 15:00.



A lista que quero apresentar agora, é uma lista que venho jogando com ela desde 2006 mais ou menos, na época eu jogava de Reveillark, e quando conheci o formato quis aproveitar a base do deck, vamos a lista:

Criaturas 23
4 Leonin Squire
4 Trinket Mage
4 Aven Riftwatcher
3 Mulldrifter
3 Ninja of the Deep Hours
3 Sanctum Gargoyle
2 Tidehollow Strix

Mágicas 9
4 Momentary Blink
3 Agony Warp
2 Rend Flesh

Artefatos 5
2 Executioner´s Capsule
1 Bonesplitter
1 Sunbeam Spellbomb
1 Aether Spellbomb

Terrenos 23
4 Terramorphic Expanse
3 Esper Panorama
1 Ancient Den
1 Vault of Whispers
1 Seat of Synod
1 Dimir Aqueduct
1 Azorius Chancery
4 Island
3 Plains
4 Swamp

O deck é uma verdadeira caixa de ferramentas, é muito comum chamarem o deck de toolbox, pois você terá praticamente de modo infinito qualquer spellbomb ou cápsula do executor, e o deck joga sempre com mais de 5 cartas na mão.



Leonin Squire, Trinket Mage, Aven Riftwatcher, Mulldrifter, Sanctum Gargoyle - São criaturas que desencadeiam importantes habilidades para o deck, seja para comprar cartas, ganhar vida, e buscar suas ferramentas.
Depois que elas entram no campo de batalha, você pode usar momentary blink para usar o efeito de novo, bloqueando alguma criatura, ou ainda atacar, aproveitar uma criatura não bloqueada (por tantas terem voar, é bem comum) para usar o efeito do ninjutsu, comprar cartas, conjurar a criatura devolvida e fazer novamente o efeito daquela criatura!

O deck tende a vencer 90% das partidas sem grande dificuldade, pois ficar ganhando 5 de vida por turno contra decks mono red, destruir uma criatura por turno contra um deck de Eldrazi por exemplo, fazem com que você vença sem grandes dificuldades, basta saber quais ferramentas escolher.



Entretanto o deck sofre bastante contra Mono Black Agro, Infect e Storms, isso porque você não consegue destruir antes do sideboard criaturas pretas com eficácia, não tem uma criatura para bloquear e se você estiver sem remoção vai levar o veneno, e por não ter conterspell você terá dificuldade para segurar o combo, portanto o sideboard que eu usei é feito para segurar esses decks.

Sideboard 15
3 Murchar
2 Relic of Progenitus
2 Disfigure
4 Hindering Touch
2 Steel Sabottage
2 Dispeler´s Capsule

Essa foi a primeira análise de deck pauper que faço, espero que também ajude a entender o formato, e esperamos que nas próximas semanas mais gente possa comparecer nos campeonatos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mono Black Infect

por Gustavo.

Antes mesmo da queda do bloco de Zendikar, alguns players já haviam tentado jogar de Mono Black, mas o deck não conseguiu mostrar um desempenho aceitável paraposicionar-se entre os decks do metagame. Com a queda do bloco responsável pelos incríveis Jace, o Escultor de Mentes e Místico Litoforjador, o metagame tornou-se mais lento, fator determinante para que o Mono Black conseguisse seu espaço. Mas ao contrário do imaginado, o deck mostrou força com a versão Phyrexiana, para ser mais preciso, Infect.

O deck tem mostrado força em vários campeonatos pelo mundo e que pode incomodar os decks Tier 1 (UB Control e GW Tokens). O deck possui suas fraquezas esperadas para um deck monocolor, mas tem potencial o suficiente para que um erro do oponente custe o jogo.

O deck possui a carta mais efetiva do Standard: Nexo de Mosco-tintas. O terreno é uma das maiores ameaças para o adversário, basta você saber quando e como utilizá-lo. Pelo baixo número de criaturas que o deck tem, muitas partidas o terreno será sua maior esperança. Agora, vamos à lista:



Criaturas 14

4 - Phyrexian Crusader
4 - Plague Stinger
4 - Whispering Specter
2 - Skithiryx, theBlight Dragon

Mágicas 21

3 - Virulent Wound
1 - Victim of Night
1 - Dismember
1 - Tribute to Hunger
1 - Go for the Throat
2 - Contagion Clasp
3 - Tezzeret's Gambit
3 - Despise
4 - Lashwrithe
1 - Batterskull
1 - Tumble Magnet

Terrenos 25
21 - Swamp
4 - Inkmoth Nexus

Sideboard 15
2 - Nihil Spellbomb
2 - Spellskite
2 - PhyrexianVatmother
2 - Tribute to Hunger
2 - Ratchet Bomb
2 - Phyrexian Revoker
1 - Curse of Death'sHold
2 - Torpor Orb

Cruzado Phyrexiano, Aguilhoador de Praga, Skithiryx, o Dragão AssoladorEspectro Sussurrante – O deck tem poucas criaturas, mas elas são o suficiente para o que o deck propõe. Crusader tem “evasiva” contra duas cores e normalmente só sairá de jogo para mass removals e Dismembers. A iniciativa o torna ótimo bloqueando e atacando. Plague Stinger tem a evasiva necessária para a criatura que pode ser equipada pelo Lashwrithe no quarto turno. Skithiryx, o dragão que ninguém sabe pronunciar, é perfeito no late game e faz com que o oponente não possa ficar tapped out. Specter é a criatura que lhe fará vencer decks control. Normalmente, você ataca uma única vez com ele e logo em seguida o sacrifica para que o oponente descarte o maior número de cartas possível. É preferível que você o sacrifique sempre que o oponente descartar duas cartas ou mais.




Ferida Virulenta, Desmembrar, Atacar na Jugular e Tributo à Fome – Virulent Wound é o spot removal mais eficiente do deck. Dificilmente você o tirará por alguma carta do side. Eliminar a criatura do adversário e “causar dano” ao mesmo tempo é tudo que o deck precisa. Lembrando que as criaturas mais utilizadas no formato tem apenas 1 de resistência. Dismember é excelente no mirror, boa contra Wolf Run e UR Delver e mais ou menos contra os decks mais aggros; ela não tem a mesma eficiência que teve antes da rotação. Go for theThroat é especificamente contra o mirror. A escolha natural seria por Doom Blade, mas tenho preferido a carta do FNM de novembro. Tribute to Hunger é muito boa contra Solar Flare, porém o espaço dela no deck é graças ao Mirran Crusader presente em um número considerável de listas.

Gancho de Contágio e Estratagema de Tezzeret – Ambas as cartas tem a função de proliferar no late game o dano já causado. Gambit ainda auxilia o deck a comprar cartas, algo que faz muita volta ao deck.

Desprezar – Boa parte das listas que eu tenho visto tem Liliana, mas ainda não vi o potencial que ela realmente tem no deck. Por isso, decidi utilizar o descarte mais útil para eliminar possíveis Gideon Jura e Mirran Crusader. Outra carta que eu cogitei no lugar foi Gitaxian Probe, mas não parecia a escolha correta a se fazer.






Chicote Serpeante e Crânio-Marreta – Lashwrithe é a carta que o oponente menos quer ver em jogo. Ele sabe que após você colocar o quarto terreno em jogo a maior ameaça será o equipamento. Ao contrário dos outros equipamentos com Arma Viva, Lashwrithe não se torna melhor por entrar com uma criatura equipada, mas por ter o custo de equipar muito flexível às preferências do controlador. Colocá-lo em jogo no turno 4 e no mesmo turno equipar uma das suas criaturas com infect faz com o deck pressione o adversário o suficiente para colocá-lo em “xeque” naquele turno. Batterskull é o drop 5que o deck não tem. Eficiente contra RDW e mais uma arma para suas criaturas.

Ímã do Tombo – Se muito bem utilizadacom o proliferar de Contagion Clasp e Tezzeret’s Gambit, Tumble pode atrapalhar muito o jogo do adversário. Com potencial de inutilizar o Birthing Pod adversário quando conveniente, evitar o ataque que faria o oponente ganhar ojogo e atrapalhar as criaturas com proteção contra o preto. Nunca gaste oúltimo marcador se não estiver certo de que é necessário, ele pode fazer muita falta.

Como é perceptível, o Mono Black Infect é um deck de fácil compreensão e jogabilidade. Não sei durante quanto tempo ele conseguirá manter-se presente no formato, mas enquanto permanece fique atento as possíveis jogadas realizadas.

            Até a próxima!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Listas Pauper

Esse domingo finalmente começa a temporada de campeonatos Pauper na Excalibur cards, bastante gente já vem mostrando interesse no formato, perguntando sobre listas, sites, fóruns, etc.

Para que as pessoas conheçam um pouco melhor o formato e possam jogar com maior competitividade nesse domingo, estou postando aqui um pouco de minha experiência pessoal, colocando aqui as 8 melhores listas (o formato não é sancionado, então não é possível definir um tier 1, 2 ou 3 realmente correto) em minha opinião pessoal, aqui qualquer jogador poderá encontrar uma base.

Goblins

4 Goblin Arsonist
4 Goblin Bushwacker
4 Goblin Lookout
4 Goblin Cohort
4 Mogg Flunkies
4 Mogg Raider
4 Mogg War Marshal
4 Stingscourger

4 Goblin Grenade
4 Goblin War Strike

20 Mountain

BG Madness Dredge

4 Basking Rootwala
4 Wild Mongrel
4 Grave Scrabbler
4 Golgari Brownscale
4 Stinkweed Imp
4 Putrid Leech
4 Deepcavern Imp

4 Last Rites
4 Tortured Existence

4 Terramorphic Expanse
2 Jund Panorama
2 Golgari Rot Farm
7 Forest
9 Swamp

Familiar Storm

4 Sunscape Familiar
4 Nightscape Familiar
4 Mulldrifter
4 Cloud of Faeries

4 Temporal Fissure
4 Snap
4 Deep Analysis
4 Compulsive Research
2 Capsize
3 Foresee

4 Azorius Chancery
3 Dimir Aqueduct
3 Terramorphic Expanse
3 Evolving Wilds
1 Swamp
2 Plains
7 Island

Burn Baby Burn

4 Keldon Marauders

4 Burst Lightning
4 Chain Lightning
4 Fireblast
4 Firebolt
4 Kaervek´s Torch
4 Lava Spike
4 Lightning Bolt
4 Lotus Petal
4 Rite of Flame

20 Mountains

Mono Black Control (MBC)

4 Augur Of Skulls
2 Crypt Ripper
4 Gravedigger
4 Liliana´s Specter
4 Ravenous Rats
4 Twisted Abomination

4 Hymn to Tourach
4 Doom Blade
4 Duress
4 Grasp of Darkness
4 Sign in Blood

4 Barren Moor
16 Swamp

 Mono Green Eldrazi

4 Hand of Emrakul
4 Ulamog´s Crusher
4 Overgrown Battlement
4 Wall of Roots
4 Kozilek´s Predator
4 Nest Invader
4 Shield Sphere

4 Crop Rotation
4 Growth Spasm

4 Cloudpost
4 Glimmerpost
4 Tranquil Thicket
12 Forest

UR Posts

4 Mulldrifter
1 Mnemonic Wall
1 Ulamog´s Crusher

4 Condescend
4 Staggershock
4 Prohibit
4 Prophetic Prism
3 Expedition Map
3 Firebolt
3 Rolling Thunder
2 Mystical Teachings
2 Capsize
2 Mysteries of the Deep

4 Cloudpost
4 Glimmerpost
4 Izzet Boilerworks
7 Island
5 Mountain

Infect

4 Blight Mamba
4 Glistener Elf
4 Ichorclaw Myr
4 Rot Wolf

4 Invigorate
4 Rancor
4 Goundswell
4 Mutagenic Growth
4 Vines of Vastwood
2 Predator´s Strike
2 Apostle´s Blessing
4 Lotus Petal

16 Forest

Espero que vocês tenham gostado, essas são as principais listas em minha opinião pessoal, mesmo que você não tenha todos os cards, ao menos alguma boa base você deve encontrar, escreva e comente!